Para amenizar o calor em nossa casa podemos resolver com ações simples. É importante utilizar cortina para impedir a incidência luminosa em locais estratégicos da casa, temos a impressão que cortina vai abafar o ambiente, mas pode servir de barreira física dos raios solares; deixar a casa com janelas e portas abertas no período da noite, deixando o ar frio – que é pesado – dentro de casa, só tome cuidado para deixar portas e janelas abertas com todas as seguranças possíveis de sua casa; trocar as lâmpadas pelas de LED, além de serem econômicas, elas têm uma maior durabilidade e emitem menos calor; pintar a casa com cores claras, já que elas refletem calor e impedem seja absorvido.
Cortinas impedem a incidência dos raios solares
Portas e janelas abertas para a circulação do ar
Lâmpadas de LED
Dentro de casa, é interessante colocar piso de porcelanato para deixar mais frio, se tiver condições, claro, ou até uma planta para deixar o ambiente mais refrescante, pois elas liberam gotículas de água através da transpiração deixando o ambiente mais úmido. Observe onde a corrente de ar passa em sua casa e não deixe nenhum objeto como obstáculo em seu percurso para a livre circulação de ar. No quarto, coloque uma bacia de água – mas se você tem criança não faça este procedimento, já ocorreram casos de afogamento – ou uma tolha úmida; podemos também colocar uma garrafa PET com água – que não deve ser enchida por completo – e pôr no freezer ou congelador, após o congelamento, coloque em uma bacia na frente do ventilador para que o vento espalhado pelo eletrodoméstico seja mais frio.
Na medida do possível, utilizar cores claras
Plantas proporcionam conforto térmico
Na compra de lâmpadas, ventiladores, ar condicionado ou qualquer aparelho eletrônico, verifique o selo do PROCEL e IMETRO que esteja com a classificação na letra A, são os mais econômicos.
Selos do PROCEL e do IMETRO