O centro educacional também investe em projeto pioneiro de controle de emissão de carbono
O aniversário de dez anos do Complexo Senac em Caruaru foi comemorado com serviços oferecidos para a comunidade gratuitamente. Foram realizadas oficinas nas áreas de Saúde e Bem-estar, Beleza e Gastronomia. O look vencedor do Desafio de Moda Autoral 2025, ocorrido durante a Fenearte, do aluno de pós-graduação do Senac, Nill Barbosa, estava em exposição e chamou a atenção de quem passava pelo local.
Juliana Holanda é gerente de um Hotel Fazenda em Cupira, no Agreste, e participou das oficinas de drinks sem álcool e de morango do amor. “O Senac é de primeira linha na parte de cursos, por isso vim aprimorar as técnicas e sei que saio daqui com mais experiência”, afirmou. Já a cabeleireira Thalita Morgana, de Caruaru, esteve na oficina de penteados. “Sou ex-aluna do centro e, como amo penteados, aproveitei a oportunidade para me aperfeiçoar e amei a experiência”, explicou.
O Senac está em Caruaru desde 1988, mas em julho de 2015 se mudou para o bairro Indianópolis, com uma estrutura maior. A mudança trouxe conforto, espaço e modernidade para seus alunos e colaboradores. O complexo inclui o Centro de Educação Profissional Dr. Luiz Pessoa, com 3.656 m² divididos em 28 ambientes, entre espaços pedagógicos e de convivência; e o Centro de Convenções Empresário Djalma Farias Cintra, que possui mais de 4.000 m², com três auditórios, além de outros dois espaços para eventos. A estrutura é utilizada para cursos de Formação, Ensino Médio Integrado, Educação Profissional Técnica de Nível Médio e de Nível Superior e ações extensivas, como workshops, palestras e congressos.
Para a gerente do Senac em Caruaru, são muitos motivos para comemorar os dez anos de atividade no complexo. “Esse empreendimento trouxe novas oportunidades, novos segmentos para que pudéssemos ampliar a oferta de cursos e fortificar a missão do Senac de proporcionar uma educação transformadora, por meio de uma proposta inovadora e disruptiva, que contribui com o mercado local e da região. O Senac vem, a cada ano, se reinventando, pois é uma instituição que está sempre em busca de inovação e tecnologia para proporcionar o melhor à população”, ressaltou Michelliny Almeida, gerente do Senac Caruaru.
Sustentabilidade – Por ter todos os níveis de ensino e pela estrutura do complexo, Caruaru foi contemplada com a realização de três projetos-piloto do Senac na área de Sustentabilidade. Eles fazem parte do Programa de Inovação e Tecnologia do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE (PRINTS), desenvolvido em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e seu Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento (PPAD). Para o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE Bernardo Peixoto, uma ação inovadora e pioneira que vai contribuir para o desenvolvimento da região. “O programa fortalece a colaboração entre academia, mercado e tecnologia, criando oportunidades e incentivando o crescimento sustentável. Com suas iniciativas, o PRINTS consolida o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE como um agente de impacto e referência em práticas inovadoras alinhadas à sustentabilidade”, afirmou.
Os três projetos desenvolvidos em Caruaru foram baseados no três pilares da Sustentabilidade 3D – Descarbonização, Digitalização e Descentralização – são eles: o PRINTS-Carb, que desenvolve um modelo de compensação de carbono; PRINTS-Res que foca na implementação de soluções que reduzam desperdícios e promovam a reciclagem no Complexo Senac Caruaru; e o PRINTS-TD que visa digitalizar os processos acadêmicos e administrativos do Senac em Caruaru.
O projeto de gestão de carbono conta com um equipamento desenvolvido pela equipe do Senac, que mede a emissão desse elemento químico, por curso, para que sejam realizadas ações de neutralização ou de redução dos impactos da emissão. Por exemplo, a unidade tem uma usina fotovoltaica, já sendo considerada uma ação de compensação. O plantio de árvores na unidade é outra iniciativa para compensar o que é emitido de carbono. Ação que ultrapassa os muros do complexo, com os colaboradores, alunos e familiares que levam conscientização para casa.