Máquina de lavar
Um dos aparelhos eletrônicos de maior consumo de água em nossa casa é a máquina de lavar. Limpá-la corretamente e fazer sempre a manutenção são ações que promovem a sustentabilidade e a durabilidade do produto.
O primeiro passo para a limpeza é retirar o plug da tomada para que não ocorra nenhum acidente. Na parte externa, utilize um pano umedecido com água e detergente ou sabão, e, em seguida, passe um pano seco. Nunca utilize produtos de limpeza abrasivos ou álcool, uma vez que eles podem danificar o aparelho.
Já para limpeza interna, retire o filtro (que estará cheio de fios de tecidos) e lave-o em água corrente com uma escova de dente, utilizada apenas para essa atividade. Na gaveta, onde se coloca o sabão, alvejante e amaciante, despeje água quente ou coloque-a de molho durante 1 hora em uma solução com água quente e água sanitária, podendo essa última ser substituída por vinagre; depois, é só passar uma escova. Acione o tambor ou cesto no ciclo mais intenso e acrescente meio litro de água sanitária. Após estes procedimentos, pode utilizar normalmente.
Não se preocupe com as roupas após esta limpeza: a água sanitária diluída em um grande volume de água não manchará as roupas. Sempre que terminar de usar a máquina, deixe a tampa aberta para sair o cheiro e a umidade. Lembre, ainda, que roupas íntimas, de bebês, ou roupas utilizadas por profissionais na área de saúde, não devem ser misturadas a outras roupas, para não ocorrer contaminação cruzada de micro-organismos e, até mesmo, a contaminação do tambor ou cesto; a melhor forma é lavá-las à mão.
A periodicidade dessa limpeza da máquina de lavar dependerá da frequência de uso, mas podemos realizar uma vez por mês, ou a cada dois meses, devido à escassez hídrica. A água utilizada na limpeza não deve ser descartada, use-a para lavar a calçada, terraço e banheiro, lembrando que está água está com água sanitária, e não pode ser usada para aguar as plantas ou lavar roupas. A limpeza adequada da máquina de lavar evitará manchas na roupa, eliminará micro-organismos, economizará água e dará uma maior durabilidade ao aparelho. Sempre desligue da tomada quando for fazer a limpeza e sempre reutilize a água da lavagem.
Plantas que purificam o ar
É fato que respirar ar poluído pode ter influência sobre a nossa saúde. Devemos considerar os poluentes em altas concentrações e longos períodos para percebermos os efeitos, principalmente nos pulmões. Existem várias fontes geradoras de poluentes em ambientes fechados, como em nossa casa, trabalho ou escola, tais como: tintas, produtos de limpeza, cortina, tapetes, móveis novos, entre outros os quais liberam substâncias químicas (benzeno, amônia, xileno e outros) que serão absorvidas pela inalação e podem ocasionar diversas doenças cardiorrespiratórias.
Podemos realizar algumas ações bem simples para promover a purificação do ar. São elas: deixar as janelas abertas para que o ar circule, não utilizar produtos de limpeza com alta concentração, use plantas, pois algumas, além de proporcionar beleza para o ambiente, produzem oxigênio, deixando o ambiente mais úmido e absorvendo substâncias tóxicas. Algumas dessas plantas são: Clorofito, espada-de-são-jorge, palmeira-ráfia, antúrio, babosa, jibóia, lírio-da-paz. Quando adquirir alguma dessas plantas ornamentais, é necessário saber suas especificidades como se é de sombra ou de sol, a quantidade de água necessária, tipo de caqueira e, principalmente, se a planta é tóxica.
“A poluição, a ganância e a estupidez são as maiores ameaças ao planeta.”
Stephen Hawking