Ações para reduzir o gás carbônico
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil ocupa o sexto lugar em emissões dos gases do efeito estufa. Até no cotidiano podemos reduzir a emissão de gás carbônico através de ações simples. Comece reduzindo o uso de sacolas plásticas: substitua por sacolas retornáveis. Além disso, consuma vegetais produzidos localmente, que não precisaram percorrer grandes distâncias – queima de combustíveis fósseis, portanto – para chegar até sua mesa. Se puder, ainda, evite o consumo de carne: o desmatamento e as queimadas nas florestas para a posterior criação de gado aumentam a quantidade de gás carbônico na atmosfera.
Dentro de casa, troque as lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED (maior durabilidade e luminosidade) e desligue os aparelhos em stand-by para economizar energia e tentar diminuir a emissão de gases pelas usinas hidrelétricas. Pelo menos um dia da semana, deixe o carro parado na garagem; e diminua o consumo de papel. São pequenas ações que contribuem na redução dos gases do efeito estufa.
Ovos e queijo de coalho
O ovo é um alimento muito utilizado na nossa alimentação, o que é ótimo, já que é composto por diversos nutrientes. Na gema, encontramos principalmente colesterol, e na clara, muitas proteínas. Na compra dos ovos, observe se não há rachaduras e se não estão sujos, além de verificar o vencimento. Para identificar se o ovo é velho, coloque-o em um recipiente com água; se ele boiar, significa que é velho, se afundar, é novo. Isso ocorre, porque com o passar do tempo, vão se acumulando gases dentro do ovo, deixando-o leve – por este motivo, o ovo velho boia.
Quando chegar com os ovos em casa, você deve colocá-los sob refrigeração na primeira prateleira da geladeira; não coloque na porta: a variação de temperatura vai diminuir a sua durabilidade, além de que os impactos da abertura e fechamento podem quebrá-los. Também evite lavar o ovo – este procedimento apenas contribui para que o alimento absorva toda a sujeira contida em sua casca.
Já para adquirir um queijo coalho com segurança, verifique o vencimento, o aspecto e o odor – o qual não pode estar forte. Ao chegar em casa, lave-o em água corrente, enxugue-o com papel toalha e guarde-o, imediatamente, em um recipiente de vidro com tampa na primeira prateleira da geladeira. Evite colocá-lo em recipiente de plástico, uma vez que ele pode ficar com cheiro desagradável. A cada dois dias, repita o procedimento da lavagem do queijo e do seu recipiente para que as características do alimento sejam conservadas por mais tempo. Algumas dicas:
- O queijo salgado, geralmente, tem uma consistência dura; já o que contém pouco sal, tem a consistência mole.
- Para diminuir a quantidade de sal do queijo, coloque-o, em fatias, dentro de um recipiente com água, por 20 minutos.
A proteção do ambiente, a salvaguarda dos recursos e do clima obriga todos os líderes a agirem juntos, no respeito pelo direito e promovendo a solidariedade com as regiões mais necessitadas do mundo.
Papa Bento XVI