Obra vai permitir maior fluidez no tráfego, reduzindo a concentração de veículos na BR-104
Em continuidade às agendas em Brasília, a governadora Raquel Lyra e o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício de Oliveira Galvão, assinaram, nesta quarta-feira (17), um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para viabilizar a implantação e pavimentação da variante de Toritama, no Agreste Setentrional. A obra prevê a construção de uma via alternativa com extensão de 6,99 quilômetros, entre os km 19,8 e 33, com investimento estimado em R$ 146 milhões, e tem como objetivo melhorar a fluidez do tráfego e reduzir a concentração de veículos na BR-104.
“Acabamos de assinar mais um Acordo de Cooperação Técnica, concluindo uma série de projetos que estamos entregando ao DNIT e fortalecendo a parceria com o governo federal. Já temos parceria para o segundo trecho do Arco Viário Metropolitano, para a duplicação da BR-232, no trecho de São Caetano a Serra Talhada, e agora da variante de Toritama, com o projeto de travessia do município. Tudo isso é muito esperado pela nossa gente. O ministro Renan Filho nos pediu a elaboração desses projetos, e agora estamos fazendo a entrega ao DNIT para que possamos avançar na aprovação e na execução das obras, garantindo mais segurança para o povo pernambucano”, destacou a governadora Raquel Lyra.
Além disso, ao desviar o tráfego de passagem — especialmente de veículos pesados — do perímetro urbano de Toritama, a variante trará ganhos significativos para a população, reduzindo o risco de acidentes e tornando a travessia urbana mais segura. Do ponto de vista econômico e regional, a intervenção fortalece a logística do Polo de Confecções do Agreste, assegurando maior regularidade no transporte de insumos e mercadorias, com impactos positivos na produtividade e competitividade do setor.
O conjunto de investimentos reforça a parceria entre o governo federal e o Governo de Pernambuco para ampliar e modernizar a infraestrutura viária do Estado. “Já assinamos o Acordo de Cooperação Técnica do segundo trecho do Arco Metropolitano e para os projetos da BR-232. Hoje, assinamos mais um acordo, desta vez para a variante de Toritama e do projeto da travessia urbana do município para a gente fechar esse rol de obras importantes para o estado de Pernambuco com o governo federal. Com isso, vamos virar 2026 com essas obras em andamento”, afirmou o diretor-geral do DNIT, Fabrício de Oliveira Galvão.
A variante contribuirá para o crescimento urbano mais organizado e sustentável, preservando a função da BR-104 como via de integração regional e preparando a infraestrutura viária para a demanda futura. “A variante de Toritama vai permitir que o tráfego flua com mais liberdade, reduzindo a concentração de veículos na BR-104, que hoje sofre com congestionamentos frequentes. Essa intervenção melhora a circulação, diminui o tempo de deslocamento e garante mais segurança e eficiência para quem utiliza a rodovia”, explicou o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho.
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