A liberação miofascial é uma técnica capaz de melhorar o rendimento nos exercícios físicos e na recuperação pós-treino, por isso tem sido uma importante aliada para os praticantes de atividades físicas.
A técnica consiste em liberar a fáscia – a membrana que envolve diferentes estruturas do corpo – por meio da pressão e do calor realizados no local de forma manual ou com auxílio de instrumento. A massagem estimula dessa forma a circulação sanguínea, liberando as toxinas retidas na musculatura.
Quando utilizada por quem pratica atividade física, a liberação miofascial atua diretamente no alívio de dores musculares, no aumento da flexibilidade, na melhoria da postura e até mesmo no aumento da musculatura, que não mais estará com a fáscia tensionada.
“A partir do momento que conseguimos liberar a fáscia, o sangue consegue chegar até a musculatura de forma mais eficaz, melhorando a oxigenação do corpo, a diminuição da tensão e auxiliando no metabololismo geral”, explica o biomédico Wagner Omena, da Clínica Corpo e Mente, especializada em estética avançada e terapias integrativas.
Cada sessão de liberação miofascial dura em média 40 minutos e o indicado é que seja realizada uma vez por semana.
Foto: Andreza Ferreira
*máscara retirada somente para o registro