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Especialista destaca principais riscos do conflito de interesses no ambiente ocupacional

Por Blog do Vanguarda
28 de maio de 2025
Especialista destaca principais riscos do conflito de interesses no ambiente ocupacional
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Comportamento pode gerar problemas de convivência e afetar a produtividade das organizações

Um levantamento do Instituto de Pesquisa do Risco Comportamental (IPRC), realizado com 2.435 colaboradores de 24 empresas privadas brasileiras, revelou que 17% dos profissionais priorizam seus interesses pessoais em detrimento das organizações. O estudo apontou também que 42% dos entrevistados têm dificuldade em identificar o comportamento no espaço ocupacional. De acordo com Ruth Almeida, psicóloga da Paralaxe, empresa especializada em Recursos Humanos (RH), além de representar um risco nas relações entre equipes e tornar o ambiente de trabalho menos colaborativo, o problema pode trazer diversos prejuízos financeiros, reputacionais e jurídicos.

“O conflito de interesses acontece em situações em que um profissional busca vantagens pessoais ou para terceiros, sem levar em consideração as normas éticas e legais da empresa. Isso pode afetar desde o bem-estar dos colaboradores até o relacionamento com clientes, fornecedores e investidores”, explica a consultora e especialista. Para identificar e superar esses desafios, é fundamental estabelecer discussões acerca das metas e formas de atuação no espaço de trabalho, sem deixar de levar em conta o cuidado com o clima organizacional.

“O departamento de RH tem um papel indispensável para mediar esses processos e auxiliar os colaboradores, através de ferramentas de monitoramento, autoconhecimento e desenvolvimento profissional e pessoal. Assim, o planejamento da organização pode ser implementado, considerando os riscos que as diferenças de interesses podem trazer”. Nesse sentido, uma solução eficiente para prevenir e resolver conflitos é a adoção de uma comunicação constante e transparente entre equipes, gestores e o próprio setor de RH.

Ruth Almeida ressalta ainda que a atuação dos líderes também é essencial para garantir que essa comunicação ocorra de forma efetiva, a fim de facilitar a transmissão de informações, o alinhamento de expectativas e, principalmente, uma tomada de decisões alinhada com todos os envolvidos. “O posicionamento aberto de lideranças estruturadas facilita o acesso dos colaboradores a novas oportunidades e a feedbacks positivos e negativos, o que faz toda a diferença no ajuste das atividades”, conclui.

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