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Estudantes da UFPE vivenciam experiências práticas nas casas de acolhimento institucional de Caruaru

Estudantes da UFPE vivenciam experiências práticas nas casas de acolhimento institucional de Caruaru

Por Redação
29 de junho de 2019
Estudantes da UFPE vivenciam experiências práticas nas casas de acolhimento institucional de Caruaru
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Estudantes de Medicina, Pedagogia e Física da UFPE de Caruaru, apresentaram nesta quinta-feira (27), no campus da instituição da cidade, o resultado da experiência vivenciada por eles nas três casas de acolhimento institucional do município, assim como na Casa de Passagem e Caud. As atividades desenvolvidas com o intuito de fortalecer a afirmação dos direitos humanos das crianças e dos adolescentes acolhidos fizeram parte dos estudos práticos da disciplina eletiva “Educação, Democracia e Direitos Humanos”, implantada neste semestre, que tem coordenação da professora Drª Ana Maria de Barros. Os profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Caruaru (SDSDH), que trabalham nas casas e receberam e acolheram as demandas dos universitários, estiveram presentes neste momento de socialização.

Os resultados foram apresentados através de banners e exposição oral, e teve espaço também para se debater as sugestões para a continuidade do trabalho da disciplina no segundo semestre. “Para os alunos é importantíssima essa vivência porque eles têm a experiência prática, eles vêm os problemas da educação, da saúde, muito na teoria, e assim, eles tiveram uma possibilidade de ir para uma situação de vulnerabilidade, em que essas crianças tiveram o rompimento com a estrutura familiar. A partir dessa experiência eles passaram a ter uma nova visão, entenderam que o trabalho na universidade tem que ter uma função social. Eu acho que o resultado foi muito positivo”, destacou a professora do mestrado em Direitos Humanos da UFPE, Ana Maria de Barros.

Durante o período de estudo, os alunos realizaram palestras, oficinas, saraus, dinâmicas, contação de histórias, orientação de saúde e prevenção na infância e na adolescência. “Estou extremamente impactada e feliz ao mesmo tempo, porque é muito complexo ouvir o externo falar do nosso trabalho. É um trabalho de duas mãos: a gente quer aprender, e estamos aprendendo, e a instituição também constrói profissionais humanizados e sensíveis à questões, como, por exemplo, a adoção tardia, a violação de direitos e vulnerabilidades como o abandono afetivo, intelectual, a exploração sexual e pelo trabalho infantil, então, tem sido uma grande troca”, destacou a secretária da SDSDH, Perpétua Dantas.

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