
A Campanha da Fraternidade é uma campanha realizada anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no período da Quaresma. Neste ano, o tema “Fraternidade e Ecologia Integral”. O cartaz utiliza símbolos da nossa fauna e flora.
- SÃO FRANCISCO DE ASSIS
Representa o homem novo que viveu uma experiência com o amor de Deus, em Jesus crucificado, e reconciliou-se com Ele, com os irmãos e irmãs e com toda a criação.
- A CRUZ
É um elemento importante na espiritualidade quaresmal e franciscana. Recorda a experiência do Irmão Assis com o crucifixo da Igreja de São Damião, em Assis, na Itália, onde Francisco ouviu o próprio Cristo que falava com ele e o enviava para reconstruir a sua Igreja.
- ARARAS CANINDÉS
Vivem em habitats variados, desde a floresta tropical úmida até savanas secas. Voam em pares ou em grupos de três indivíduos, frouxamente ligados a um grupo maior. São grandes voadoras e podem transpor grandes distâncias entre os locais de repouso e nidificação e os de alimentação a cada manhã e tardinha, e tipicamente seus gritos são ouvidos muito antes de as aves serem vistas.
- ARAUCÁRIA
É encontrada na região Sudeste e Sul do Brasil. Apresenta outros nomes populares, como pinheiro-do-paraná, curi, pinheiro-brasileiro e pinho-do-paraná. Pode atingir uma altura de até 50 metros e, quando adulta, apresenta uma copa que possui formato semelhante a uma taça. Essa árvore nativa do Brasil foi, por muitos anos, alvo da exploração indiscriminada e, por isso, hoje é considerada uma espécie ameaçada de extinção. Essa espécie vive cerca de 200 anos.
- IPÊ-AMARELO
Espécie comum na região centro-oeste, sudeste e sul do Brasil, sua árvore pode alcançar de 6 até 14 metros de altura. Suas flores são amarelas e costumam florescer a partir do final de julho até setembro. Sua florada é exuberante e fantástica, muito utilizada no paisagismo, podendo ser considerada uma das mais belas dentre as espécies de ipês. A flor do Ipê Amarelo é considerada a flor símbolo do Brasil, a partir de um decreto do presidente Jânio Quadros, de 27 de junho de 1961.
- MANDACARU
A planta alcança até seis metros de altura e possui um formato que pode lembrar um candelabro. É importante para a restauração de solos degradados, serve como cerca natural e alimento para os animais. A planta espinhenta sobrevive às secas devido à sua grande capacidade de captação e retenção de água.
- ONÇA-PINTADA
É o maior felino das Américas, o terceiro maior felino do mundo. É conhecida por diversos nomes nas diferentes regiões onde ocorre: onça-preta, jaguar, jaguaretê, yaguareté, tigre, canguçu, pintada, pinima, pinima-malha-larga e pixuna. Elas controlam populações de presas e são de extrema importância no equilíbrio dos ecossistemas onde estão inseridas.
- IGARAPÉ
A palavra Igarapé, em Tupi, significa “caminho da canoa”. Os Igarapés são pequenos rios ou canais, muito comuns na Amazônia, essenciais para a comunicação entre povos e responsáveis por conectar grandes rios.