A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) promoveu, ontem (23), o 1º Festival da Casa de Semiliberdade (Casem) Santa Luzia, no Recife. Durante o evento, a unidade, que é voltada ao atendimento de adolescentes do sexo feminino, promoveu atividades artísticas de forma simultânea, além de ações de beleza e bem-estar para as dez socioeducandas atendidas.
Um dos destaques da ação foi a Loja Santa Luzia, um espaço para exposição de artesanato produzido pelas adolescentes durante oficinas artísticas. O catálogo, que teve o Selo Libert’arte – lançado em julho deste ano pela instituição, durante a Fenearte –, foi composto por produtos como bolsas, almofadas, bonecas, nécessaire e dezenas de itens confeccionados em feltro.
A socioeducanda F.L., de 18 anos, foi uma das mais empolgadas ao mostrar as peças da exposição. “A gente faz de tudo: almofadas, pratos, tudo muito decorado. Eu já fazia artesanato na outra unidade onde estava e continuei quando vim pra cá”, disse.
O evento também contou com um momento de louvor conduzido por um ex-socioeducando da Funase e com uma roda poética com a atuação do pedagogo Alexandro Pereira, que atua na Casem Santa Luzia. A programação ainda teve uma aula de zumba promovida pelo agente socioeducativo Renato Lourenço, uma ação realizada pelo Instituto Embelleze e um lanche coletivo.
“Nosso sentimento é de felicidade em estar aqui, ver que esta casa está feliz e em plena atividade e que tudo isso está acontecendo graças ao envolvimento e à articulação de várias pessoas”, destacou a presidente da Funase, Nadja Alencar, que participou do festival na companhia de gestores e funcionários de outra unidade – o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Santa Luzia.
Segundo a coordenadora geral da Casem Santa Luzia, Edilene Lima, a realização do evento surgiu da ideia de juntar as diversas práticas realizadas no local. “Trabalhamos muito com palestras, atividades lúdicas e também reflexivas ao longo do ano. Hoje, quisemos fazer algo alusivo ao mês da juventude e unir todas essas ações em um festival, em um evento maior”, explicou.