
Quando o pet utiliza os recipientes de água e comida, ele deixa resíduos de saliva e sujeira, que podem ocasionar doenças. Por isso, é fundamental realizar uma higienização adequada desses itens. Além disso, não podemos esquecer dos brinquedos, que frequentemente ficam no chão e são levados à boca pelos animais.

O primeiro passo é a desinfecção do piso, que pode ser feita com um pano umedecido com desinfetante, sempre respeitando as orientações descritas no rótulo do produto.
É importante realizar uma boa higienização, mas nunca utilizar desinfetantes que não sejam próprios para uso veterinário. Para a limpeza de bebedouros e comedouros, utilize uma esponja exclusiva para essa finalidade, sabão neutro e água corrente. Após a lavagem, enxágue bem e deixe secar em local arejado.

Os brinquedos de plástico ou borracha devem ser lavados com água e sabão neutro, utilizando também uma esponja exclusiva. Em seguida, enxágue com água corrente e deixe secar em local ventilado. Somente guarde os brinquedos quando estiverem completamente secos.
Já os brinquedos de corda devem ser lavados com água corrente e sabão de coco e, após a lavagem, devem ser secos ao sol.
A recomendação é que os brinquedos sejam lavados semanalmente, enquanto os comedouros e bebedouros devem ser higienizados diariamente.
Em casos específicos, quando for necessária a esterilização completa dos brinquedos, pode-se mergulhá-los em uma solução preparada com a seguinte proporção: para cada litro de água, adicionar uma colher de sopa de água sanitária. Deixe os brinquedos imersos por 10 minutos e, em seguida, lave-os bem com água corrente.
Evite o uso de amaciantes em brinquedos de tecido, pois esses produtos podem causar irritações na pele dos animais. Outro fator importante é armazenar os brinquedos em um local limpo, seco e protegido da luz solar direta.



