O programa de residência de enfermagem existente há 22 anos no Hospital Regional do Agreste, agora, passa a ter certificação do Ministério da Educação (MEC). A confirmação foi feita, nesta quarta (18), após visita avaliativa realizada nessa terça-feira (17), com a presença de coordenador, tutores, docentes, preceptores e representante da gestão do HRA, além de representante da Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE) e um técnico avaliador do MEC.
“Antes, nós tínhamos um programa único de residência que abarcava as três áreas. Agora, temos três programas distintos, que são as residências de enfermagem cirúrgica, em emergência geral e em unidade de terapia intensiva, e estamos muito felizes com a autorização definitiva do MEC”, explicou a coordenadora do Programa de Residência em Enfermagem do HRA, Raianne Monteiro.
Na visita avaliativa, foram pontuados os campos de práticas dos programas, previstos dentro do projeto pedagógico, com vistas às linhas de cuidados, rodízios, carga horária e especificidades de cada programa, incluindo os campos internos e externos, com ênfase na ideia de rede de atenção e linhas de cuidado. Outro ponto discutido foram as atividades previstas, com foco na multidisciplinaridade, como forma de aprimorar os processos e com ênfase na qualidade e segurança do paciente.
Além dos detalhes dos programas de residência, na reunião também foram pontuados os processos previstos no Projeto Sou Mais Saúde Pernambuco - Consultoria Einstein, que trouxe a perspectiva dos huddles e visita multiprofissional como forma de melhorar os processos de comunicação com ênfase na segurança do paciente. “Apresentamos aos visitantes o projeto que possui como direcionadores/linhas de cuidados: qualidade e segurança do paciente, urgência e emergência, gestão de leitos, linha de cuidado cirúrgico e jornada do paciente (fluxos). Afinal, os residentes também estão diretamente envolvidos nesses processos”, finalizou Francisca Rêgo, superintendente de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do HRA.