O Brasil não tomou conhecimento do favoritismo e venceu a Argentina por 3-0 na última rodada do quadrangular final do Torneio Pré-olímpico da América do Sul. Em jogo realizado na noite do domingo (9), a Canarinha dominou os hermanos e se classificou para a Olimpíada.
A seleção entrou pressionada para a partida decisiva, já que só a vitória daria a vaga em Tóquio. Mais cedo, o Uruguai havia vencido a Colômbia por 3 a 1, chegado a quatro pontos ganhos e assumido provisoriamente a segunda colocação do quadrangular.
Logo aos 12 minutos, Paulinho recebeu dentro da área e tocou no canto direito do goleiro Cambeses para abrir o placar. Aos 29, Matheus Cunha aproveitou bobeira da zaga argentina, deu um chapéu no goleiro e ampliou o placar após duas tentativas na primeira, o zagueiro tirou em cima da linha. Aos 9 minutos do segundo tempo, Matheus Cunha tabelou com Reinier dentro da área e chutou para fazer o terceiro. De quebra, ele se tornou artilheiro isolado da competição com 5 gols, ultrapassando o argentino Mac Allister, que terminou com 4.
Com este resultado, o Brasil, segundo classificado com cinco pontos, juntou-se à Argentina, primeira, com seis, como os dois representantes da América do Sul nos Jogos Olímpicos de Tóquio.