No combate à proliferação do novo coronavírus, várias medidas de higienização foram tomadas como precaução. No entanto, temos um universo invisível de outros microorganismos, como outros vírus, bactérias, fungos e protozoários que também trazem doenças.
Os mais comuns no nosso dia a dia são as bactérias e os vírus; todos eles são invisíveis ao olho humano. Se, por exemplo, um vírus fosse do tamanho de uma bola de tênis, a bactéria seria do tamanho de meia quadra e a nossa célula seria do tamanho do campo do Central. Esses microrganismos estão em diversas superfícies e objetos, como nas gotículas de saliva, nas mãos, no celular, no teclado e em qualquer outro objeto que encontram um local propício à multiplicação.
Dependendo do valor da moeda – quanto menor valor, maior a circulação -, ela pode conter pelo menos 3 mil tipos de bactérias. O volante do carro não fica para trás: pode ter mais bactérias do que um vaso sanitário. A escova de dentes também pode acumular milhões de microrganismos. Por ser escura, úmida e fechada , a parte interna do tênis é um local adequado para proliferação de bactérias e fungos; enquanto isso, a sola pode transportar para a nossa casa inúmeros germes ao atuar como um carimbo, trazendo da rua e espalhando por todas as partes da casa.
Alguns cuidados são necessários no combate aos microorganismos, por exemplo, a toalha de banho e do lavabo devem ser trocadas diariamente; tanto o celular quanto o volante do automóvel devem ser limpos com álcool isopropílico; as mãos devem ser com água e sabão frequentemente; a escova de dentes deve ser batida várias vezes após o uso para retirar a água acumulada nas cerdas – a troca deve ser feita, no máximo, a cada 6 meses; a tampa do vaso sanitário deve ser fechada ao dar descarga para não espalhar germes no ambiente; os tênis devem ser lavados com frequência e postos para secar bem, sempre lembrando que não se deve entrar em casa com os sapatos que estava na rua; um pano umedecido com a solução de 1 litro de água para um copo de água sanitária deve ser passado em casa para eliminar os germes – ele deve agir por 5 a 10 minutos, secando logo após para a efetivação de eliminação dos germes.
Todos esses cuidados são necessários para o combate não apenas do novo coronavírus, mas também de todos esses inimigos invisíveis.