Como reconhecimento pelo empenho dos profissionais da saúde, o Governo de Pernambuco dará progressão salarial automática para 18,5 mil servidores efetivos (médicos, hemo-médicos, analistas, assistentes e auxiliares de saúde), dentro do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV). Desse modo, os trabalhadores ficam dispensados de passar pelas etapas do processo de avaliação de desempenho. Desde 2015, por determinação do governador Paulo Câmara, todos os servidores da Secretaria Estadual de Saúde (SES) participam do processo de progressão salarial, que antes era voltado apenas para a categoria médica.
PREVENÇÃO
A SES reforça que, apesar da tendência de queda dos principais indicadores da Covid-19, o uso de máscara continua sendo essencial para se proteger da doença. “A máscara, quando usada de maneira correta, cobrindo a boca e o nariz, torna-se uma barreira essencial contra a propagação da doença. Junto a isso, o distanciamento social e a higiene frequente das mãos continuam sendo indispensáveis e fazendo a diferença na taxa de transmissão”, disse o secretário André Longo.
CORONAVÍRUS
Pernambuco confirmou 1.429 novos casos de Covid-19 em Pernambuco. A maioria deles (95%) é leve, ou seja, os pacientes não demandaram internamento hospitalar. Com os registros de ontem, o estado chegou a 115.217 casos confirmados, número que inclui as 96.220 pessoas já curadas da doença.
Também foram confirmados 28 óbitos, ocorridos em datas posteriores a 15 de maio. Dos óbitos diagnosticados, 14 aconteceram nos últimos três dias: três na terça (18/08), nove em 17/08 e dois em 16/08. Agora Pernambuco tem 7.280 vítimas fatais da Covid-19.
Ficou em 56% a ocupação média dos leitos destinados a pacientes suspeitos ou confirmados para Covid-19. Essa taxa está em 44% para leitos de enfermaria, e 70% para leitos de UTI.
O boletim também traz, em sua parte final, o detalhamento das testagens dos trabalhadores da saúde em Pernambuco. Até a terça (18), do total de profissionais de saúde que contraíram a doença (20.225), 96,7% já estavam curados. Outros 29.286 profissionais testados não contraíram a Covid-19. A testagem abrange os profissionais das redes pública e privada.
ABASTECIMENTO D’ÁGUA
Pernambuco foi um dos quatro estados brasileiros que se destacaram em uma pesquisa conduzida pela ONG Artigo 19 sobre o acesso à água durante a pandemia de Covid-19. De todas as unidades federativas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Distrito Federal e Espírito Santo foram os únicos a apresentar planos de ação para garantir abastecimento de água e esgotamento sanitário neste período.
Em março, a Compesa estruturou o Comitê de Acompanhamento e Combate à Propagação do Coronavírus. A primeira medida adotada pelo comitê foi a suspensão, em 14 de março, da cobrança da conta de água para os clientes da tarifa social, beneficiando mais de 600 mil pessoas no Estado.
POLO DE CONFECÇÕES
O Polo de Confecções do Agreste já vendeu mais de 10 milhões de EPIs para prevenção à Covid-19. A marca foi alcançada com o apoio técnico e as linhas de crédito que o Governo de Pernambuco passou a fornecer, na pandemia, para micro e pequenas empresas do polo, por meio do projeto Máscara para Todos. Só de máscaras de tecido foram 8,7 milhões de unidades vendidas. Capotes hospitalares (1,3 milhão de itens) e protetor de pés e toucas (22 mil itens) também estão sendo comercializados pelas empresas do polo. Os insumos também podem ser encontrados no site www.mascarasparatodos.org.br.
PROTOCOLOS => Consulte aqui os protocolos para setores econômicos autorizados a