Evento gratuito transformará a Estação Ferroviária em ateliê a céu aberto e visa estimular a criatividade, a imaginação e o desenvolvimento infantil por meio das artes plásticas
No próximo sábado (20), a Estação Ferroviária de Caruaru será tomada por cores, telas e muita criatividade com a realização do projeto “Pintando nas Praças de Pernambuco”. Além de reunir mais de 70 artistas plásticos de diversas regiões do estado, o evento se destaca como uma oportunidade especial para a participação de crianças, que já estão em período de férias escolares e poderão vivenciar a arte de forma livre, educativa e inspiradora.
Idealizado pelo produtor cultural Paulo Profeta, fundador do Instituto de Belas Artes Vale do Una, o projeto nasceu em 2010, em Palmares, com o nome “Pintando na Praça”, e desde então vem levando o fazer artístico para o espaço público, aproximando a população das artes visuais. Em Caruaru, o encontro mantem o significado especial de estimular o contato de adultos e crianças com artistas plásticos de todo Pernambuco, do Grande Recife ao Sertão.
“O primeiro Pintando na Praça ocorreu em 2010, em Palmares-PE com o objetivo de elevar a auto estima daquela população que sofreu a catástrofe da cheia da bacia do rio Una e o projeto só cresceu desde então. As cidades vizinhas passaram a nos convidar, o público se envolveu, e hoje contamos com um movimento artístico consolidado, reunindo artistas de todas as regiões de Pernambuco”, destaca Paulo Profeta.
Durante o evento, o público poderá acompanhar de perto o processo criativo dos artistas, conversar, observar diferentes técnicas e até experimentar suas próprias habilidades artísticas. A proposta reforça a importância da arte no desenvolvimento infantil, já que atividades artísticas estimulam a criatividade, a imaginação, a coordenação motora e as habilidades cognitivas, além de funcionarem como uma poderosa forma de expressão de emoções, pensamentos e sentimentos, contribuindo para a construção da autoestima e para a interação social.
Com incentivo da Funcultura/Fundarpe e apoio do Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita), da ACACCIL – Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras, da Fundação de Cultura e da Prefeitura de Caruaru, o projeto reafirma o compromisso com a descentralização da produção cultural e com a formação cultural da população.
Para o reitor da Asces-Unita e presidente da ACACCIL, Paulo Muniz, o acesso à arte em espaços públicos é fundamental para ampliar horizontes desde cedo. “Sempre é uma oportunidade extremamente importante divulgar expressões artísticas para além daquelas que estamos naturalmente próximos aqui na região. Além disso, o evento é importante porque permitirá ao público ter acesso à diversos artistas e suas técnica”, afirmou.
As atividades acontecem das 9h30 às 15h30, com entrada gratuita. Uma programação pensada para toda a família, especialmente para as crianças, que encontrarão no “Pintando nas Praças de Pernambuco” uma experiência lúdica, educativa e inesquecível de contato direto com a arte.
Serviço
Evento: Pintando nas Praças de Pernambuco – 2ª Edição
Data: Sábado, 20 de dezembro
Horário: 9h30 às 15h30
Local: Estação Ferroviária de Caruaru (PE)
Produção: Paulo Profeta
Incentivo: Funcultura / Fundarpe / Governo de Pernambuco
Apoio: Centro Universitário Asces-Unita / ACACCIL – Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras / Fundação de Cultura de Caruaru / Prefeitura de Caruaru-PE



