De acordo com Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), a cada minuto, um caminhão de lixo cheio de plástico, é jogado nos oceanos. Outro dado preocupante é que 80% do lixo encontrado nessas águas é composto por garrafa PET e sacolas plásticas.
Dentre os diversos benefícios que os oceanos proporcionam para o planeta, está a produção de 75% do oxigênio, a regulação da temperatura, a produção de chuvas e outros. Dessa forma, é necessário diminuir a produção de resíduos sólidos (principalmente o plástico) e descartá-los de forma adequada para minimizar os impactos ambientais.
Observe o nosso poder de destruição: quando alguém joga na rua uma sacola plástica, ela vai parar no rio Ipojuca; esse, por sua vez, desagua no oceano, levando o lixo aos mares.
Assim, quando for à praia, faça um planejamento para diminuir a quantidade de lixo e leve uma sacola para recolher o que você produziu.
O plástico no oceano afeta todo ecossistema. O microplástico é absorvido por toda cadeia alimentar e chega em nossas mesas.
O que sabemos é uma gota; o que ignoramos é um oceano. Mas o que seria o oceano se não infinitas gotas?
Isaac Newton
Alexandre Nunes é professor e biólogo