Foto: Elvis Edson/ Prefeitura de Caruaru
A posse do biênio 2026-2027 do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Caruaru (Condema), que aconteceu na tarde desta quarta-feira (28), marca um importante avanço na consolidação da política ambiental participativa do município. Criado pela Lei nº 6.055, o conselho representa um instrumento estratégico de diálogo e deliberação das ações ambientais.
A presidência do Condema será exercida pelo secretário de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal, Renato Lyra, e a vaga da vice-presidência pelo representante da sociedade civil, Alexandre Henrique, do Movimento Ecológico SOS Rio Ipojuca. “É um momento histórico que representa a importância de unir o ente público e a sociedade civil, para juntos transformar as condições com relação ao ao meio ambiente em Caruaru”, relatou o presidente Renato Lyra.
O conselho é composto por 40 representantes, sendo 20 do poder público, dos quais, 14 são da Prefeitura de Caruaru, 4 do Governo do Estado (IPA e CPRH) e 2 da Câmara de Vereadores. Os outros 20 representantes são da sociedade civil: Associação dos Catadores, Associação Conhecer e Preservar, Movimento SOS Rio Ipojuca, ASCES, UFPE, ACIC, CDL, Rotary, FIEPE e OAB.
“É uma característica da nossa gestão dar condições para que os conselhos aconteçam, já que a nossa cidade tem muitos investimentos públicos, empreendimentos privados. É um arcabouço de diretrizes que passam por esse conselho e é muito importante a gente ter esse alinhamento, um diálogo aberto”, enfatizou o prefeito Rodrigo Pinheiro, que também participou da reunião.



