Algumas roupas têm maior facilidade de encolher do que outras. Para compreender o encolhimento, é preciso entender as fibras que compõem o tecido. O algodão e o linho, por exemplo, são feitos de plantas. Durante a confecção, as fibras são esticadas para alinhar as cadeias das moléculas de celulose (componente estrutural da fibra). Isso forma fios longos que, quando expostos ao calor, à umidade ou a lavagens intensas, tendem a retornar à estrutura original. Dessa forma, o tecido pode ficar amassado e encolhido. Quando lavadas com água quente, as chances de encolhimento aumentam ainda mais.
Roupas confeccionadas com tecidos de trama frouxa encolhem com mais facilidade do que aquelas feitas com tecidos de estrutura fechada. Já os tecidos sintéticos não encolhem.
Para minimizar o encolhimento, recomenda-se colocar a peça em um recipiente com a seguinte proporção: para cada litro de água morna, acrescente uma colher de sopa de condicionador de cabelo ou de xampu infantil. Deixe a peça na solução por dez minutos e, em seguida, estique cuidadosamente o tecido, deixando-o secar na horizontal. O condicionador ajuda a lubrificar temporariamente as fibras.