• Anuncie
  • Expediente
  • Política de Privacidade
domingo, 3 de agosto de 2025
Blog do Vanguarda
  • Início
  • Anuncie
  • Expediente
No Result
View All Result
  • Início
  • Anuncie
  • Expediente
No Result
View All Result
Blog do Vanguarda
No Result
View All Result

São João na Rede da Fundaj alcança 2,5 mil pessoas

Edição inédita do festejo apostou em programação educativa, espetáculo e show de Cristina Amaral

Por Blog do Vanguarda
25 de junho de 2020
São João na Rede da Fundaj alcança 2,5 mil pessoas
Compartilhar no FacebookCompartilhar no Whatsapp

Ao longo de seis horas de transmissão online, a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) apresentou, nesta quarta-feira (24), entre as 15h e as 21h, uma programação repleta de atividades educativas para a celebração de uma das principais datas do festejo junino. Em uma ação integrada, o São João na Rede da Fundaj, produzido pela Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca), da Instituição pernambucana, uniu oficinas de arte e gastronomia e exibição de curtas-metragens ao formato adaptado do espetáculo Bandeira de São João, dos criadores do Baile do Menino Deus, e show especial da pernambucana Cristina Amaral. A live contou com a apresentação do ator Adriano Cabral e a participação de 2,5 mil pessoas.

O São João digital destacou a diversidade do festejo que pela primeira vez não ganha as ruas, em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). No início da programação, o escritor e presidente da Fundaj, Antônio Campos, recordou o xilogravurista J. Borges, homenageado da edição. “Estamos abrindo o São João em um momento desafiador. Para celebrar o homenageado, adquirimos 18 obras para o Museu do Homem do Nordeste. Viva os criadores que compõem o Nordeste do Brasil. Acenda a fogueira do seu coração, a chama da esperança, que essa crise passará”, disse.

Atenta a todos os públicos, a programação contou com oficinas para as crianças e os adultos garantirem o melhor das quermesses em casa. Em sua participação, a Adriany Gouveia, do Recrearte, ensinou como produzir bandeirolas e outros elementos para uma decoração acessível. A arte-educadora lembrou, também, algumas das brincadeiras tradicionais, como a corrida de saco e a pescaria. Na sequência, o chef César Santos, do premiado restaurante olindense Oficina do Sabor, ensinou o passo-a-passo de uma pamonha de forno. Super prática, bastam espigas de milho, leite de coco, queijo manteiga, açúcar, sal e água para garantir a iguaria. Ao longo da preparação, ele compartilhou diversas dicas para a cozinha.

Em uma iniciativa inédita, a live levou ao ar um aulão sobre Antropologia, a ciência do homem cultural. A antropóloga e museóloga do Muhne, Ciema Mello, dividiu o momento com o cantor e compositor Bruno Lins, da banda Fim de Feira, que resgatou canções do repertório nordestino, e o apresentador Adriano Cabral, que interpretou personagens pagãos da Europa. “O São João começou muito longe daqui, lá pelo Círculo Ártico e foi migrando até chegar em nós. Fazer o que nós fazemos aqui, é repetir isto”, apontou a museóloga.

Integrante da Trilogia das Festas Juninas, o espetáculo Bandeira de São João foi adaptado ao formato digital. A montagem trouxe histórias que compõem o universo junino, do apadrinhamento em torno da fogueira e rituais pagãos até a celebração do orixá Xangô, sincretizado como São João dos Carneirinhos. Um dos escritores da obra, o dramaturgo Ronaldo Correia de Brito apresentou uma aula-espetáculo. A montagem contou com a participação do cantor Carlos Filho, da banda Estesia. A Cinemateca Pernambucana exibiu nove filmes, dentre eles a animação Salu e o Cavalo Marinho, de Cecilia da Fonte, e o documentário Sertão de Acrílico Azul, parceria de Marcelo Gomes e Karim Aïnouz.

Um dos momentos mais aguardados, a cantora sertaniense Cristina Amaral encerrou a programação com muito forró. Marca registrada, iniciou com Eu sou o forró, de seu debut Arisca (1991). Cantou Cidade Grande, composição de Petrúcio Amorim sobre as mudanças e surpresas daqueles que deixam os interiores para uma nova vida nas metrópoles. Integraram ainda o setlist as famosas Anjo Querubim, Onde está você, Olha pro céu, Flor do Mamulengo, atuais como Ai menina e inúmeras outras. “Muito lindo, Fundaj! Nós, caruaruenses, agradecemos este momento tão especial de músicas da alma, interpretadas pela rainha Cristina, nesse momento tão difícil. Esta live é um alento para nossos corações”, escreveu a internauta Mariana Maciel.

Facebook Instagram

Endereço

Rua Francisco Joaquim, 181
Maurício de Nassau – Caruaru

Contato

Telefone: 81 3722.1818
E-mail: jornalvanguardacaruaru@gmail.com

© 2019 Blog do Vanguarda - Todos os direitos reservados Nômade Audiovisual.

No Result
View All Result
  • Anuncie
  • Edição Digital
  • Expediente
  • Homepage
  • Política de Privacidade

© 2019 Blog do Vanguarda - Todos os direitos reservados Nômade Audiovisual.