• Anuncie
  • Expediente
  • Política de Privacidade
terça-feira, 18 de novembro de 2025
Blog do Vanguarda
  • Início
  • Anuncie
  • Expediente
No Result
View All Result
  • Início
  • Anuncie
  • Expediente
No Result
View All Result
Blog do Vanguarda
No Result
View All Result

Sesc celebra Dia da Consciência Negra com debate sobre memória, ancestralidade e futuro, em Buíque

Por Blog do Vanguarda
18 de novembro de 2025
Sesc celebra Dia da Consciência Negra com debate sobre memória, ancestralidade e futuro, em Buíque
Compartilhar no FacebookCompartilhar no Whatsapp

Foto: Sesc Ler Buíque/Divulgação

O Dia Nacional da Consciência Negra é a data que traz à sociedade a importância de refletir sobre a situação da população negra no país. E neste 20 de novembro, o Sesc Ler Buíque promove uma ação que tem como objetivo valorizar as narrativas e trajetórias das pessoas negras do município e de comunidades quilombolas da região. É o projeto “Território de História”, que será realizado na unidade, das 9h às 11h, e terá a participação da Mestra Mariquinha, do Samba de Coco de Tupanatinga, e a influenciadora digital Yaritza Andrêina.

Com entrada gratuita, o público terá a oportunidade de conhecer um pouco da história da Mestra Mariquinha, considerada a guardiã do Samba de Coco da cidade de Tupanatinga, no Agreste pernambucano, reconhecida, em 2025, como Patrimônio Vivo do Estado, e de Yaritza Andrêina, que utiliza as redes sociais como instrumento de divulgação da energia e protagonismo da juventude negra, além de afirmar identidades e inspirar novas perspectivas. O projeto terá ainda a apresentação do grupo Viver Capoeira de Buíque.

“Esta atividade idealizada pelo Laboratório de Autoria Literária Cyl Galindo vem promover um encontro entre gerações, reunindo personalidades que representam diferentes tempos e vivências da história negra local e um debate no qual faremos uma reflexão sobre memória, ancestralidade e futuro, mostrando como o diálogo entre passado e presente podem fortalecer o caminho para uma sociedade mais consciente, plural e afirmativa”, afirma Wellington Martins, professor de Artes do Sesc Ler Buíque.

Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 23 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns, além do Espaço Sesc no Shopping Boa Vista, no Recife, e o Centro Cultural Sesc Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.

Serviço: Projeto Território de História
Realização: Sesc Ler Buíque, através do Laboratório de Autoria Literária Cyl Galindo
Data: quinta-feira, 20 de novembro
Horário: das 9h às 11h
Local: Sesc Ler Buíque – Rua Projetada, s/n, Frei Damião
Entrada gratuita
Informações: (87) 99682-0059 (Whatsapp)

Facebook

Facebook Instagram

Endereço

Rua Francisco Joaquim, 181
Maurício de Nassau – Caruaru

Contato

Telefone: 81 3722.1818
E-mail: jornalvanguardacaruaru@gmail.com

© 2019 Blog do Vanguarda - Todos os direitos reservados Nômade Audiovisual.

No Result
View All Result
  • Anuncie
  • Edição Digital
  • Expediente
  • Homepage
  • Política de Privacidade

© 2019 Blog do Vanguarda - Todos os direitos reservados Nômade Audiovisual.