• Anuncie
  • Expediente
  • Política de Privacidade
segunda-feira, 21 de julho de 2025
Blog do Vanguarda
  • Início
  • Anuncie
  • Expediente
No Result
View All Result
  • Início
  • Anuncie
  • Expediente
No Result
View All Result
Blog do Vanguarda
No Result
View All Result

Turismo em alta: Pernambuco bate recordes e avança no cenário nacional, segundo dados do IBGE

Por Blog do Vanguarda
21 de julho de 2025
Turismo em alta: Pernambuco bate recordes e avança no cenário nacional, segundo dados do IBGE
Compartilhar no FacebookCompartilhar no Whatsapp

Com crescimento de 9,5% na receita e salto de 51,2% frente ao período pré-pandemia, o estado consolida a força do setor turístico como motor da economia local

Recife, 18 de julho de 2025 — O turismo de Pernambuco segue em ritmo acelerado em 2025, e os números não deixam dúvidas. Segundo dados oficiais divulgados pelo IBGE, por meio da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), compilada pelo Observatório do Turismo de Pernambuco, setor da Secretaria de Turismo e Lazer e Empetur, o estado registrou um crescimento de 9,5% na receita das atividades turísticas entre janeiro e maio deste ano, em comparação com o mesmo período de 2024. O volume de serviços prestados no setor também aumentou 2,6%, reafirmando a retomada sólida da cadeia produtiva do turismo em todo o território pernambucano.

Mas o destaque não para por aí: quando o recorte é mais amplo, comparando com os índices de 2019, antes do impacto da pandemia, os resultados impressionam ainda mais. O volume de serviços turísticos cresceu 8,6% e a receita nominal saltou 51,2%, evidenciando não apenas a recuperação, mas o avanço significativo da atividade turística no estado.

“O turismo está se consolidando como uma das principais engrenagens do desenvolvimento econômico de Pernambuco. Esse desempenho é fruto de planejamento, investimento e valorização da nossa cultura, da nossa gente e dos nossos atrativos. Sob a liderança da governadora Raquel Lyra, temos trabalhado para fazer do nosso estado um destino cada vez mais competitivo, acessível e estruturado”, comemora o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Kaio Maniçoba.

De acordo com o levantamento, Pernambuco aparece em 2º lugar entre os estados do Nordeste com melhor desempenho no volume de atividades turísticas, ficando atrás apenas da Bahia. O índice considera ajustes sazonais, ou seja, desconta os efeitos típicos de cada época do ano, como feriados e sazonalidades de mercado, o que reforça a consistência dos resultados.

Na prática, isso significa hotéis e restaurantes cheios, eventos com maior circulação de visitantes, mais renda girando nos municípios e mais pernambucanos com oportunidade de trabalho.

“Esses dados fortalecem ainda mais o nosso compromisso com o setor. Vamos seguir ampliando a conectividade aérea, investindo na qualificação da mão de obra, apoiando os municípios e promovendo o destino Pernambuco no Brasil e no mundo. O turismo é presente e também é futuro”, reforça Maniçoba.

Facebook Instagram

Endereço

Rua Francisco Joaquim, 181
Maurício de Nassau – Caruaru

Contato

Telefone: 81 3722.1818
E-mail: jornalvanguardacaruaru@gmail.com

© 2019 Blog do Vanguarda - Todos os direitos reservados Nômade Audiovisual.

No Result
View All Result
  • Anuncie
  • Edição Digital
  • Expediente
  • Homepage
  • Política de Privacidade

© 2019 Blog do Vanguarda - Todos os direitos reservados Nômade Audiovisual.