quinta-feira, 14 de novembro de 2024

Empregabilidade no Brasil em 2025: oportunidades, setores promissores e preparação

De acordo com projeções da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o PIB do Brasil deve crescer 1,9% em 2024, com expectativa de leve aceleração para 2,1% em 2025, impulsionado por fatores como o crescimento da força de trabalho, que somou cerca de 101,8 milhões de pessoas ocupadas no segundo trimestre de 2024 (segundo IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), e o aumento do salário-mínimo, que fortalece o consumo interno. À medida que o mercado brasileiro passa por uma transformação digital acelerada, a demanda por profissionais especializados cresce continuamente, sinalizando que 2025 será um ano de oportunidades promissoras, embora desafiadoras, para aqueles que buscam desenvolvimento em áreas de alto potencial de expansão. As projeções para o próximo ano indicam uma demanda concentrada em setores estratégicos que refletem tanto o panorama atual quanto as necessidades futuras do país.

Entre esses setores em alta, Tainá Ribeiro, professora da Wyden destaca: “as funções ligadas ao desenvolvimento de software, análise de dados, segurança cibernética e inteligência artificial estão em expansão, enquanto especialistas em sustentabilidade e práticas ESG (Environmental, Social, and Governance) são cada vez mais requisitados devido à crescente demanda por soluções empresariais responsáveis e sustentáveis. Já as profissões relacionadas à telemedicina, saúde mental, fisioterapia e nutrição continuam em alta, especialmente com o aumento da busca por qualidade de vida e práticas de autocuidado. No que se refere à educação e a capacitação, a demanda não para de crescer, profissionais que atuam na criação de conteúdos educacionais, metodologias de ensino híbrido e desenvolvimento de habilidades digitais têm encontrado um campo vasto para atuação”.

Segundo a docente, esse cenário econômico moderadamente positivo favorece setores que já apresentam uma demanda crescente por profissionais qualificados, como tecnologia, sustentabilidade e serviços especializados, ampliando as oportunidades de empregabilidade e a necessidade de inovação e exportação nesses segmentos.

“Alinhada com essas tendências de mercado e atenta às necessidades do mundo profissional, a Wyden lançou a Wyden Carreiras (no UniFavip com um espaço moderno e capaz de criar oportunidades para nortear os estudantes para o mercado de trabalho), que tem como objetivo capacitar e orientar os alunos no desenvolvimento de soft skills e habilidades profissionais, além de promover a conexão com empresas de setores em crescimento. Tudo isso baseado em 5 pilares: autodesenvolvimento, conexão com o mercado, empreendedorismo, diversidade e inclusão e tecnologia e inovação”, destaca Débora Freitas, coordenadora da área de Carreiras da Wyden.

Junto com o Wyden Carreiras vem a atualização do Portal de Carreiras, que é uma plataforma oferece uma variedade de recursos e informações para auxiliar no desenvolvimento profissional dos estudantes. Ele centraliza diversas ações e informações relacionadas à empregabilidade, proporcionando uma experiência mais integrada e eficiente. Este núcleo foi desenvolvido para oferecer suporte integral aos estudantes, visando capacitá-los para ingressarem nas áreas mais promissoras e equipando-os com habilidades essenciais tanto no âmbito técnico quanto no comportamental.

Assim, a Wyden reafirma seu compromisso em preparar os estudantes para os desafios e oportunidades profissionais, alinhando expectativas do mercado com uma formação acadêmica robusta.

Lojas de atendimento da Compesa fecham no feriado de 15 de novembro

Em virtude do feriado nacional da Proclamação da República, na próxima sexta-feira (15), as lojas de atendimento da Compesa estarão fechada. Também não haverá atendimento nesse dia nas unidades dos Expressos Cidadão, que funcionam nos Shopping Boa Vista, Shopping Riomar, Shopping Patteo, e também para as unidades localizadas no interior – no River Shopping (Petrolina), no Expresso Cidadão de Garanhuns, no Caruaru Shopping (Caruaru), Salgueiro Shopping (Salgueiro) e no Vitória Park Shopping (Vitória de Santo Antão). Na segunda-feira (18), todas as lojas retomam as suas atividades.

Nas localidades onde as lojas funcionam normalmente aos sábados, o expediente será normal no dia 16, no horário habitual das 8 às 12h.

A Compesa adianta que serviços prestados pela empresa estarão disponíveis na loja virtual (www.compesa.com.br), aplicativo e pelo canal de atendimento 0800 081 0195. Por essas ferramentas, os clientes podem acessar diversos serviços, entre eles, reportar vazamento e extravasamento de esgoto, e consultar calendário de abastecimento, emitir segunda via de contas.

Senac em Caruaru ganha espaço maker

Um espaço para trabalhar em projetos reais, fazendo uso da criatividade e colaboração e que converge para a aprendizagem na prática. É essa proposta do Senac Maker, espaço criado para unidades do Senac, fruto de parceria com a Fablab, empresa que orientou na compra de equipamentos e formação da equipe. Ele será ativado em Caruaru nesta quarta (13), a partir das 19h. Na ocasião, será realizada uma visita guiada no espaço.

“Esse ambiente foi pensado para ser inclusivo e acessível a todos, servindo como um recurso fundamental para o processo de ensino-aprendizagem. Com uma estrutura moderna e totalmente voltada para a inovação, o Senac Maker oferece oportunidades para desenvolver e fortalecer habilidades práticas, que são essenciais em várias áreas do conhecimento”, explicou a professora Roberta Thalyta.

Para a coordenadora do Mediotec em Caruaru, Adenilza Oliveira, esse tipo de espaço incentiva a experimentação e o protagonismo estudantil, preparando os jovens para os desafios do mercado de trabalho e para uma sociedade cada vez mais tecnológica e colaborativa. “Um espaço maker na escola é essencial para promover o aprendizado ativo e o desenvolvimento de habilidades fundamentais para o século XXI, como criatividade, colaboração e resolução de problemas. Nesse ambiente, os alunos têm a oportunidade de aprender fazendo, explorando novas tecnologias, como impressoras 3D e kits de robótica, e aplicando conceitos teóricos de forma prática”, afirmou Adenilza.

O Modelo Pedagógico do Senac já contemplava a cultura maker com projetos. Mas, o Senac Maker será um espaço de convergência desses projetos e de estímulo para novos trabalhos. “Ele foi projetado para enriquecer o processo que auxilia na formação de indivíduos preparados para inovar e atuar em diferentes contextos, além de explorar novas perspectivas profissionais e acadêmicas por meio da atividade prática e de conceitos e teorias, aprofundando o processo de aprendizagem”, afirmou a gerente do Senac em Caruaru, Michelliny Almeida.

Em Caruaru, clínica oftalmológica promove campanha solidária de arrecadação de alimentos

Ação ocorre até o dia 20 de dezembro e vai beneficiar famílias em vulnerabilidade social

Em Caruaru, a Clínica Oculare Medical Center, especializada no atendimento oftalmológico deu início a Campanha de arrecadação de alimentos: “Sua Boa Ação faz a Diferença”. A iniciativa acontecerá até o dia 20 de dezembro e tem o objetivo de ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social.

Durante todo o período da campanha, a clínica receberá doações de alimentos não perecíveis, como arroz, feijão, óleo, macarrão, leite em pó, entre outros itens. Todas as doações serão encaminhadas para uma instituição que acompanha essas famílias. A ação faz parte do projeto “Amar é Proteger” com campanhas sociais durante o ano promovido pela clínica. “Acreditamos que a saúde dos olhos está ligada diretamente a segurança alimentar, por isso temos essa preocupação e cultura de difundir durante todo o ano campanhas com esse propósito”, destaca o Oftalmologista e responsável pela clínica, Dr. Getúlio Cardoso.

Para participar da campanha, basta levar os alimentos até a recepção da clínica, no horário das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. A Oculare está localizada no Shopping Difusora, piso SS (ao lado do estacionamento) – Bairro Maurício de Nassau. Outras informações por meio do número (81) 9.9922-1535 ou ainda @ocularemedicalcenter

Assessoria de imprensa
NP Comunicação
Contato: (81) 9.9750-0165

Administração de Fernando de Noronha realiza mais uma edição do projeto calMARia

Vai acontecer, nesta quinta-feira (14), a nona edição do projeto calMARia, um encontro terapêutico que é realizado mensalmente em Fernando de Noronha voltado para moradores do arquipélago. O evento é gratuito e acontecerá no auditório da USF Dois Irmãos, às 17h. As inscrições são limitadas e podem ser feitas pelo WhatsApp (81) 9 9135-0544, até o dia 14.

Com o tema “Mar de Fora”, a proposta do calMARia é realizar encontros terapêuticos que busquem o autoconhecimento para os moradores da ilha, por meio das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, conhecidas como PICS, que são oferecidas gratuitamente pelo SUS. Nesse encontro haverá as atividades de biblioterapia, danças circulares, respiração guiada, aromaterapia e plantas medicinais.

Ana Carolina Campos, enfermeira da USF, explica sobre a ideia do encontro. “O projeto tem como objetivo proporcionar o autocuidado e o autoconhecimento, promovendo a saúde e ampliando atividades que favoreçam o bem-estar, auxiliando na redução de sintomas relacionados aos agravos em saúde. Na ação, a gente engloba as práticas para trabalhar a temática escolhida”, disse.

A idealização do encontro terapêutico calMARia é da Administração de Fernando de Noronha, em parceria com a Biblioteca Pública Distrital Heleno Armando, com apoio das superintendências de Saúde e de Educação.

Como fazer uma limpeza eficiente, aliando economia e saúde

Para realizar uma boa limpeza que elimine a sujeira e os microorganismos alguns procedimentos são fundamentais:

  1. Faça um planejamento para uma limpeza eficiente e econômica;
  2. Se possível, utilize máscara e luvas para evitar problemas de saúde;
  3. Para tirar a poeira comece de cima para baixo e de dentro para fora, tanto dos móveis quanto dos ambientes a serem limpos;
  4. Ao tirar a poeira, use um pano levemente umedecido com água e, em seguida, um pano seco, pois quando utilizamos uma escova ou espanador de penas apenas espalhamos a poeira e ficamos com a falsa sensação de limpeza;
  5. Tire os móveis do ambiente para alcançar locais de difícil remoção da sujeira;
  6. Não misture produtos de limpeza – além de ser um risco para a sua saúde, eles perdem a eficácia;
  7. Há produtos de limpeza específicos para toda a casa, seja piso, janelas, cozinha, banheiro ou armários;
  8. Leia o rótulo para aplicar o produto de forma eficiente e para proteger a sua saúde;
  9. Quando estiver utilizando os produtos de limpeza deixe janelas e portas do ambiente abertas para evitar quaisquer problemas de saúde;
  10. Os trincos devem ser limpos usando um pano e um borrifador com desinfetante; dessa forma você economizará o produto;
  11. Não jogue água para limpar o chão; o mais adequado é passar a vassoura e, em seguida, água com desinfetante – de acordo com as instruções do rótulo. Passe um pano umedecido com a solução ou utilize 2 xícaras de vinagre para um litro de água e passe o pano no chão pois, dessa forma, estaremos limpando e higienizando.

Todos esses cuidados, além da economia, evitam problemas de saúde.

No Rio de Janeiro, governadora Raquel Lyra trata de financiamento do BNDES para setores estratégicos do Estado

A governadora Raquel Lyra esteve, nesta terça-feira (12), no escritório central do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro. Em reunião com o diretor de Planejamento e Relações Institucionais do BNDES, Nelson Barbosa, a diretora socioambiental do BNDES, Tereza Campello, e parte da equipe técnica do banco, a gestora tratou da atração de investimentos para Pernambuco.

“Aqui no BNDES, nós discutimos sobre empréstimos, investimentos na agricultura familiar e reflorestamento da Caatinga. Agradeço à equipe do Banco que nos recebeu. Nós conversamos sobre futuras oportunidades de financiamento com o objetivo de fazer Pernambuco crescer, sem deixar ninguém para trás”, destacou Raquel Lyra.

Em 2023, o Governo do Estado aderiu à iniciativa Sertão Vivo, que é fruto de uma parceria firmada entre o Consórcio Nordeste, o governo federal, por meio do BNDES, e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), ligado à ONU. O Projeto Raízes Resilientes foi a proposta apresentada pelo Estado, que totalizou R$ 300 milhões com o objetivo de reduzir o impacto da mudança climática, garantir acesso à água e ampliar a capacidade de produção da agricultura familiar.

Estiveram presentes os secretários estaduais Rodrigo Ribeiro (Projetos Estratégicos), Túlio Vilaça (Casa Civil), Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico) e Rodolfo Costa Pinto (Comunicação). Também participaram a gerente do Departamento de Gestão Pública do BNDES, Paula Barbosa, a superintendente de Desenvolvimento Social e Gestão Pública, Ana Costa, a superintendente de Soluções para Cidades, Luciene Machado, e a chefe do Departamento de Infraestrutura e Concessões Rodoviárias, Nathália Saad.

Foto: Vinícius Martins/divulgação BNDES

Hospital Regional do Agreste em parceria com a Penitenciária Juiz Plácido de Souza

O Hospital Regional do Agreste (HRA), por meio da Gerência de Resíduos (GRSS) e da Central de Materiais e Esterilização (CME), vem trabalhando para identificar os resíduos que podem ser reutilizados na unidade hospitalar. Pensando nisso, foi implantado o Projeto “Mantas Amigas”, que reutiliza as sobras de SMS (Spunbond Meltblown Spunbond) – um tri-tecido laminado que permite uma maior filtragem de perfis bacteriológicos – usadas para embalar as caixas de instrumentos cirúrgicos no CME.

“As sobras de SMS são levadas para a Penitenciária Juiz Plácido de Souza (PJPS), aqui, em Caruaru, onde os detentos confeccionam as ecobags, que servem de brindes nos eventos realizados pelo HRA, e bolsas para transporte de lençóis para pacientes, substituindo as sacolas plásticas usadas na rouparia”, explica uma das coordenadoras do projeto, Veruschka Andrade.

Para Walkyria Bezerra, que também coordena o “Mantas Amigas”, a parceria é importante pelo impacto social e econômico que causa. “Essa parceria com a PJPS incentiva a ressocialização dos presos, além de ser boa economicamente, porque reutilizamos um material que seria jogado fora, e gerar um impacto positivo no meio ambiente, visto que deixaremos de utilizar sacos plásticos para transportar o enxoval dos pacientes”, pontua Walkyria.

Na malharia da PJPS, recém-inaugurada, os detentos recebem o material enviado pelo HRA e cortam, costuram e fazem o acabamento das peças. São bolsas de vários tamanhos, além de capotes e jalecos que são utilizados no consultório odontológico da penitenciária. Cerca de 50 homens trabalham no local que vai produzir todo o fardamento da população carcerária do estado até junho de 2025. “Boa parte deles já teve alguma vivência na área têxtil, mas vamos aprimorar essa experiência e dar oportunidade aos que têm interesse com um curso de capacitação em parceria com o Senac. Com isso, teremos a maior produção de fardamentos em Pernambuco”, destaca Romero Timóteo, diretor da PJPS desde janeiro de 2023.

Para Frank Lima, diretor-geral do HRA, o projeto Mantas Amigas, que pode se tornar uma referência no estado, atende a um conceito muito atual em todo o mundo: ESG, que é a sigla em inglês para environmental, social and governance, que significa “ambiental, social e governança”. “O ESG é um conceito que se refere a práticas adotadas para minimizar o impacto no meio ambiente, construir um mundo mais justo e manter os melhores processos de administração. Que o “Mantas Amigas” sirva de referência para outros órgãos para que a gente avance ainda mais no social e na sustentabilidade”, ressalta Frank.

Trabalho e qualificação na PJPS

Atualmente, as pessoas privadas de liberdade que vivem na PJPS têm acesso a estudo, qualificação e emprego. Eles se revezam nas áreas de eletricidade, serralharia, cozinha, marcenaria, costura, serviços gerais, entre outras. Segundo o diretor, a laborterapia é uma importante técnica de reeducação por meio da valorização do trabalho, pois diminui a ociosidade e abre novas perspectivas na vida do indivíduo. “Nós fizemos um trabalho de acompanhamento, durante seis meses, em 2020, com reeducandos que tinham oportunidade de trabalho e de qualificação. O número de reincidência reduziu drasticamente. É uma sequência de fatores que vão desencadear essa redução, que é o que interessa para todos nós, para a sociedade. Quanto maior a possibilidade de ele sair do sistema com a capacidade de ele se inserir no mercado de trabalho, de seguir como cidadão, mais benefícios acarreta”, aponta Romero. Além das áreas de trabalho, são oferecidas seis oficinas: capoeira, pífano, cordel, pintura, teatro e música, que, além de tirá-los da ociosidade, acaba revelando talentos até então desconhecidos.

Agência de Caruaru do Sassepe conta agora com urgência pediátrica

A partir desta quarta-feira (13.11), a Agência do Sassepe (Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Pernambuco) de Caruaru, iniciará o atendimento de urgência pediátrica para casos de baixa complexidade. A novidade foi anunciada hoje (12.11), pelo presidente do (Instituto de Atenção à Saúde e Bem-estar dos Servidores do Estado de Pernambuco), Douglas Rodrigues, na solenidade de entrega da reestruturação do local.

“O pronto atendimento pediátrico funcionará de segunda à sexta, das 8h às 17h. Além da pediatria também iremos aumentar a demanda de vagas para várias especialidades. Quase dobrando o número de vagas oferecidas atualmente”, explica Douglas Rodrigues.

De acordo com o chefe da pediatria da Agência, Cássio Dantas, no local serão atendidos casos de baixa complexidade, a exemplo de infecções virais, dor abdominal leve, diarreia e dores de cabeça. “Nas situações mais complexas iremos encaminhar o paciente para central de regulação de leito”, pontua. O local também ganhou um repouso pediátrico caso as crianças precisem ser medicadas.

Também foi inaugurado na agência, um laboratório de análise clínica, onde os beneficiários poderão realizar exames sanguíneos. “Mas um serviço para o nosso beneficiário realizar dentro da própria agência”, salienta o presidente, Douglas Rodrigues

Atualmente a agência de Caruaru atende cerca de 13 mil beneficiários do município de Caruaru e cidades circunvizinhas. São oferecidas no local as seguintes especialidades: Clínico Geral; Ginecologia; Ortopedia; Pediatria; Cardiologia; Dermatologia; Geriatria; Urologia; Psicologia; Odontologia e Enfermagem. Contará agora com Urgência Pediátrica, Repouso pediátrico e Laboratório de Análise Clínica.

Para marcação de consultas eletivas os beneficiários podem fazer através dos telefones 0800.281.7373 e 4020-2616 ou pelo site: www.agendasassepe.com.br

TJPE confirma à Acic instalação da 6ª Vara Cível de Caruaru para o dia 5 de dezembro

Foto: Ivaldo Borges

Atendendo ao convite do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), a Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) enviou, nesta terça-feira (12), representantes para uma reunião de anúncio sobre as novidades da implantação da 6ª Vara Cível de Caruaru. Estiveram presentes o presidente da Acic, Newton Montenegro, o vice-presidente de Relações Institucionais, Ascânio França, e os diretores Moema Duarte e Bernardo Filho. O secretário executivo municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Economia Criativa, Jaime Anselmo, também participou da agenda.

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto, ressaltou a importância da instalação do novo equipamento para Caruaru e o papel da Acic. “A instalação está prevista para o dia 5 de dezembro. Caruaru é uma cidade que cresceu e que precisava muito da 6ª Vara Cível. O TJPE atendeu ao pleito da Acic e, a partir de agora, eu digo com segurança que o serviço na área civil estará bem atualizado”, afirmou.

Newton Montenegro avaliou que essa foi uma das maiores conquistas do atual biênio, que se encerra em dezembro. “Estou na reta final da minha atuação enquanto presidente da Associação e, sem dúvidas, a instalação é um passo importantíssimo para Caruaru”, disse. O advogado e diretor da Acic, Bernardo Filho, também enfatizou a atuação institucional da Associação. “O pleito da Acic foi integralmente voltado ao ambiente econômico da cidade e esse objetivo foi alcançado. Com a 6ª Vara Cível, haverá muito mais celeridade nas respostas do poder judiciário”, finalizou.

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