BATATINHA CROCANTE
Corte a batatinha em forma de palito; em seguida, coloque-a em um recipiente com água e sal e após alguns minutos, seque em papel toalha. Depois, só é fritar. O tipo de corte do tubérculo (caule subterrâneo) tanto facilita a saída de água do alimento e quanto na sua fritura. Além disso, a água salgada absorve a água dentro da batatinha através de um fenômeno denominado osmose.
COMO IDENTIFICAR SE O OVO É VELHO OU NOVO?
Os ovos não devem ser lavados quando chegar das compras. Guarde-os na primeira prateleira da geladeira. Para saber se são novos ou velhos mergulhe-os em um recipiente com água – se boiar significa que é velho e se afundar ele é novo. Como o ovo de galinha é poroso, ao ser lavado, absorve a sujidade que se encontra na casca, fenômeno denominado uptake. O ovo fresco é pesado por ter maior quantidade de água; já os ovos velhos produzem gases o que os deixa mais leves.
LEGUMES MAIS MACIOS
Promova o seu cozimento em água sem sal. O processo será contrário ao da batatinha, ou seja, a água entrará nos legumes – por estar mais concentrado – deixando-os mais macios.
BORRA DE CAFÉ
Em vez de jogar no lixo o pó de café ou borra, coloque-a nos pratos das caqueiras de plantas junto da areia. Os insetos possuem um olfato bastante desenvolvido. A cafeína, assim como a piretrina, age como repelente natural e afeta o sistema nervoso de insetos, incluindo os mosquitos.
FEIJÃO PODE GERAR INCONVENIÊNCIA SOCIAL
Deixe o feijão de molho entre 8 e 12 horas; após este tempo, elimine esta água e faça o seu preparo normalmente. Deixar o feijão de molho, além de tornar o grão mais mole para o cozimento (poupando gás), retira os antinutrientes, como a rafinose, que não é digerida no nosso aparelho digestivo, pois não produzimos a enzima correspondente. Dessa forma, as bactérias do intestino grosso, Escherichia coli, quebram a refinose para utilizar como combustível, gerando grandes quantidades de gases (gás carbônico e metano).