O percentual de sustentabilidade das empresas no Brasil é preocupante. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a cada quatro empresas que são abertas no País, uma não chega a completar dois anos de mercado. Nos últimos anos, a crise econômica agravou a situação e abrir uma empresa, que já não era tarefa simples por conta do excesso de burocracia, tornou-se ainda mais difícil. Mas, não é só isso, a falta de planejamento antes de empreender pode aumentar significativamente as chances de fechamento precoce.
Pensando nisso, a Acic, em parceria com o Sebrae, desenvolve o projeto (que se tornou mais um núcleo setorial) Primeiros Passos, que coloca à disposição de microempreendedores individuais (MEIs) e micro e pequenas empresas (MEs) uma consultoria qualificada com orientações e capacitações que ampliam as chances de uma nova marca se estabelecer no mercado. O lançamento acontecerá nesta quarta-feira (17), às 19h, na Sala Arlindo Porto, com apresentação do núcleo e da palestra “Como o associativismo mudou minha empresa?” pelo ex-presidente e atual vice-presidente para Assuntos do Comércio, Pedro Miranda.
“Muitas empresas são criadas de forma orgânica. Os empresários, muitas vezes, não sabem por onde começar e a quem procurar para obter as informações certas. Então, o nível de mortalidade é muito alto. O objetivo é acolhê-las, compreender suas dores e apontar o caminho”, avalia Rosângela Augusta, presidente do núcleo e diretora da Acic.
A metodologia contempla momentos de formação e compartilhamento de experiências. Na parte teórica, cinco temas foram escolhidos, inicialmente, como assuntos primordiais para o dia a dia de uma empresa: planejamento estratégico, finanças, marketing, pessoas e formação de preços.
“No primeiro momento, oficinas serão promovidas com essas abordagens. Palestras com cases de sucesso também fazem parte da programação e irão mostrar que muitas dificuldades do começo são comuns a todas as empresas. A importância do associativismo será outro ponto de destaque, além de visitas técnicas. O conjunto das ações fará com que os inscritos percebam pontos comuns às marcas que resistiram ao tempo e se mantiveram relevantes para o público”, explicou Rosângela Augusta.
Para participar, é necessário ser formalizado como MEI ou ME, ser associado à Acic e entrar em contato com a Associação. “A empresa terá uma base estruturada e o apoio de uma instituição séria, a maior do Norte e Nordeste, que atua em prol do desenvolvimento econômico, pensando na necessidade de cada setor. Os benefícios são imensuráveis, mas a sustentabilidade é o mais importante entre eles. A partir do projeto Primeiros Passos, será possível crescer de forma organizada e competitiva desde o início”, finalizou.
Serviço
Lançamento Núcleo Primeiros Passos
Data: 17 de julho
Horário: 18h30 (credenciamento)
19h (abertura)
Local: Acic – Rua Armando da Fonte, nº 15, Maurício de Nassau
Entrada: gratuita
Inscrições: https://bit.ly/2NTkgpd
Por: Assessoria ACIC