Em geral, as crianças aprendem através da observação e estão atentas a todos os comportamentos do ambiente em que convivem. Por este motivo, muitos especialistas asseguram que os valores são uma espécie de hábito que se vão adquirindo de forma inconsciente no núcleo escolar e familiar.
Portanto, para incentivar o sentimento de solidariedade em crianças e jovens, o mais recomendável é que a eles tenham oportunidades para praticar empatia, estimulando a consciência das necessidades dos outros e o desejo de contribuir, compartilhar, ajudar e colaborar para a sua satisfação.
Pensando em desenvolver valores de cidadania em seus alunos, o Colégio GGE criou o projeto Brinquedo Solidário, campanha com foco nas turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1, de maneira a incentivá-los a praticar, desde cedo, a consciência social.
Para participar, os alunos devem retirar um cartão com o nome de uma criança, que se encontra nas árvores da campanha que estão distribuídas em todas as unidades do colégio. Ao conhecerem um pouco da criança, as turminhas são incentivadas a comprar um brinquedo novo para ela, bem como escreverem uma cartinha com uma mensagem especial.
As doações devem ser entregues às psicólogas do SOEP (Serviço de Orientação Educacional Psicológica) de cada unidade GGE, na data estipulada pelos organizadores da ação solidária.
“As crianças já nascem com o desejo de ajudar o próximo, mas elas precisam de experiências para tornar isso consciente. E através de projetos como este conseguimos desenvolver a empatia nos nossos alunos”, explicou a psicóloga do GGE, Maeli Ramos.
Após a arrecadação, a equipe do SOEP realiza a entrega dos brinquedos e das cartinhas nas creches que foram escolhidas a serem contempladas pela campanha.
Esta iniciativa é mais uma das campanhas promovidas pelo GGE Solidário, projeto que tem por objetivo estimular a participação de colaboradores, professores e alunos em ações cidadãs e de controle social, dentro e fora do ambiente escolar.
Durante todo o ano letivo, o GGE Solidário realiza campanhas em apoio a associações e entidades carentes de Pernambuco, ajudando milhares de pessoas e buscando fazer a diferença na vida de quem mais precisa.
Muito além de ensinar a contar e a ler, o Colégio GGE acredita que também é papel da escola estimular a consciência social e a cidadania em seus alunos.