A mosca alimenta-se apenas de substâncias líquidas ou pastosas. Para isso, ela lança a sua saliva para dissolver o alimento e poder sugá-lo. Durante um dia, a mosca voa até 3 km e vive 30 dias, e, durante esse período, uma fêmea pode colocar 900 ovos em fezes ou em qualquer material em decomposição.
As moscas de estábulo, de chifre e mutuca picam os animais e sugam o sangue. Quando observamos ela esfregando as patas (estruturas responsáveis pelo tato e olfato), é uma limpeza, para perceber melhor a textura e cheiro dos alimentos. Ela percebe o cheiro dos alimentos em até 10 km de distância.
As moscas podem transmitir 315 doenças diferentes, por exemplo, salmonelose, gripe, diarreia, cólera e outras. Para combater, a limpeza é fundamental: precisamos cobrir os alimentos, as frutas na geladeira e o lixo deve ser acondicionado na lixeira.
Há receitas caseiras para prevenir as moscas: o limão e o vinagre são repelentes naturais que podem ser utilizados na mesa – pode ser utilizada a metade de um limão com cravo-da-índia. Podemos chegar em alguns locais e encontrarmos bolsas plásticas com água penduradas no teto e, por incrível que pareça, é uma solução eficiente. Já que a mosca é guiada pela luz e a luminosidade que passa pelo saco plástico é desviada pela água, o animal perde a referência. A única preocupação é com a estética e acidentes com a bolsa. Quando utilizar o inseticida no combate a esse inseto, é importante seguir as orientações do rótulo para aplicar de forma segura e eficiente.