Sempre temos uma peça de roupa jeans em nosso guarda roupa e além do custo financeiro quando adquirimos, também tem o custo ambiental. Por exemplo, para a produção de uma calça jeans, são necessários cerca de 7 mil litros de água e, quando descartada, a peça demora mais de 200 anos para se decompor. Por isso, precisamos de alguns cuidados para que a peça tenha uma maior durabilidade.
Para isso, não lave em excesso, pois pode danificar a fibra e diminuir a vida útil da peça jeans. Quando aparecer uma mancha, também evite lavar: uma opção é usar um pano umedecido com sabão neutro para remover a mancha.
Também é possível preservar as cores do jeans. Para isso, utilize 2 colheres de sopa de sal para cada 4 litros de água e deixe a peça de molho durante 1 hora. Uma outra opção é usar meio copo de vinagre para cada 5 litros de água e deixar a peça de molho por 2 horas, depois só é lavar.
Também evite utilizar máquina de lavar, o ideal é lavar a mão, utilizando sabão neutro – sabão de coco em barra ou líquido – e água fria. Além disso, a peça deve ser lavada com o zíper fechado e pelo avesso para preservar as cores. Ao finalizar a lavagem, não torça a peça, apenas esprema para não marcar – esse procedimento facilita quando for passar o ferro quente. Com a peça ainda pelo avesso e com o zíper fechado, leve para secar na sombra, uma vez que o sol acelera o processo de desbotamento da cor. Se possível, guarde a calça em rolinho, para não ficar marcada.
Se o seu jeans rasgou, use a criatividade para renovar a peça de alguma forma e, quando descartar, procure doar.