BRASÍLIA, SEGUNDA-FEIRA, 9 DE AGOSTO DE 2021
Fiasco & bloqueio
O fiasco do vôlei brasileiro na Olimpíada de Tóquio deixou a Confederação Brasileira da modalidade em situação complicada na quadra política. Os bastidores da renovação do contrato de patrocínio do Banco do Brasil para o esporte foram estressantes, antes dos Jogos. O presidente Jair Bolsonaro queria cortar os milhões que a CBV recebe por ano das verbas federais. A renovação teve redução de valores. Agora, com apenas a medalha de prata no coletivo feminino e o vôlei de praia sem pódio, os atletas vão ser cobrados pela Secretaria de Esportes na Esplanada.
Areia pelando
As críticas ao vôlei de praia entre portas são as maiores. É a primeira vez que os atletas voltam sem prêmios desde a estreia da modalidade em olimpíadas.
Saudade do Rio
A cerimônia de encerramento dos Jogos de Tóquio, com o respeito aos japoneses, lembrou apresentações de artistas de rua no Largo da Carioca. O Rio 2016 deu show.
7 de Setembro
Vai render debates este 7 de setembro de 2021. Grupos bolsonaristas pretendem acampar novamente no gramado da Esplanada em apoio ao presidente. E se bancam.
Virou guerra
O presidente Bolsonaro vai para a Av. Paulista no feriado do 7 de Setembro e dará o mote da sua campanha à reeleição para ano que vem. Não será o antipetismo e o combate à corrupção que o alçaram à Presidência em 2018. Acredite, será a pauta anti- STF, e críticas ao poder concentrado nas mãos de ministros.
Oi e tchau!
Bem discreto a seu modo – pega praia sozinho no meio dos turistas no Algarve – o presidente português Marcelo Rebelo de Souza não fez diferente por aqui. Semana passada, passeou incólume pela Esplanada com apenas com um funcionário. Tirou fotos na Torre de TV e no letreiro Eu Amo Brasília.
Corda bamba
André Mendonça deixou o cargo na AGU para fortalecer o lobby no Senado por seu nome. Sua indicação ao STF ainda não convenceu a maioria dos senadores.
Salto com obstáculos
O deputado Diego Andrade (PSD-MG) apresentou projeto de lei (2740/21) que garante a atletas olímpicos e paraolímpicos matrícula em instituição pública de ensino superior.
Filme da vida real
A deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) postou no Twitter crítica sobre descaso do Governo com a Cinemateca, que sofreu incêndio no prédio em São Paulo. O secretário de Cultura, Mário Frias, respondeu ironicamente que a perícia está ocupada tentando descobrir quem nela bateu enquanto dormia.
Ponta dos dedo$
O PIX não surgiu apenas para uma concorrência à TED, mas aparece agora como meio de pagamento na praça preferido por muitos. É o que mostra pesquisa inédita da TIM Ads. A opção do pagamento instantâneo pelo app empatou com os cartões de débito e crédito (14%), e só perdeu para o uso de dinheiro em espécie, preferido por 39% dos entrevistados.
Termômetro
O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial, apurado pela Associação Brasileira de Automação-GS1, apresentou queda de 14% na comparação com o mês de Junho, no dado livre de efeitos sazonais. Mas o saldo continua positivo quando se observa o acumulado de 12 meses.
ESPLANADEIRA
Esplanadeira é a seção da Coluna para divulgação de informações de mercado, artes, ação social, esportes e afins, sem qualquer vinculação publicitária ou financeira com este espaço. Sugestões para reportagem@colunaesplanada.com.br