Cultura e estilo de vida: Íris Marcolino
Versátil talvez fosse uma das melhores palavras para definir esta acadêmica, se ela não fosse uma metamorfose ambulante. Tanto que a acadêmica citada anteriormente divide o mesmo corpo com a atriz, filósofa, artista visual, terapeuta, viajante inveterada, entre tantas outras palavras que seriam apenas rótulos. Íris é doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, mas desde o ano passado que se envolveu nos mais fabulosos projetos em Caruaru. Fundou a Casa Azul de terapia reikiana (com eventos da lua, tambor xamânico, etc), estreou o monólogo “No Silêncio da Palavra” inspirado na obra de Clarice Lispector, criou recentemente a coleção de esculturas Acqua, e tem rodinhas nos pés. Sua última parada, em Alto Paraíso de Goiás, na Chapada dos Veadeiros, nos deixou com vontade de pegar o primeiro voo e nos desconectar do mundo.
Moda: Marina Gulde Pacheco
Mesmo com o ofício de figurinista que ocupa boa parte do seu ano no espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, ela está sempre inquieta, buscando algo novo. Lançou sua própria label após um período de incubação no Armazém da Criatividade, e a marca registrada das suas roupas, além das estampas pintadas à mão, é a modelagem clean, confortável e elegante. Tudo inspira Marina: de Frida Kahlo a Francisco Brennand, da boa gastronomia (tá no sangue, ela é filha da chef Tânia Gulde Pacheco) à livraria da Jaqueira, no Recife. E tudo que lhe inspira, acaba virando tema de suas criações, como os belíssimos acessórios de cabeça que ela criou em collab com a amiga Mariana Pinto para o Carnaval. Très chic como todas as mulheres da sua família, Marina Gulde Pacheco é nosso destaque em Moda.
Influenciadora: Mila Vasconcelos
Gorda, ativismo, vegetarianismo e muita cerveja. São essas algumas das descrições usadas pela própria influencer nas redes sociais. No entanto, ela vai mais além, com fotos inspiradoras em poses sexy ou naturais, ou como der na telha, sem se importar com suas curvas. Aliás, a adepta do movimento body positive dá verdadeiras aulas de autoestima, amor próprio e sensatez, em seu incensado perfil do Instagram. E ainda é “gente como a gente”, ao compartilhar seus momentos de pizza, diversão com amigos e.… cerveja, é claro!
Gastronomia: Gina Carla
O que é que a baiana tem? Esta empreendedora, que comanda o restaurante Tempero da Baiana ao lado do marido, Claudio Oliva, sabe responder isso como ninguém. Por lá, as mais diversas iguarias conquistaram público fiel em Caruaru e região. Do tradicional acarajé com vatapá, ao pirão, moquecas, peixes e patas de caranguejo, tudo que Gina faz parece destinado ao sucesso no paladar local, que já não abre mão do tempero “apimentado” da baiana mais ilustre da nossa cidade.
Música: Gabi da Pele Preta
Ela traz no repertório samba, jazz, bossa nova, pop e rock; e na bagagem o fato de ser mulher, negra e nordestina – tríade que faz muita gente sofrer preconceito por aí. Mas nada intimida essa jovem cantora, que usa sua música para mostrar seu engajamento político, e tem preferência por letras que falam dos direitos dos negros e da mulher. Sonoridade e sororidade, neste caso, andam de mãos dadas.
Eventos: Cleide Santos
Imbatível na organização das festas mais disputadas, a promoter queridinha da high society é, também a mais popular entre todas as tribos. Das feiras de beleza e casamento, aos agitos como desfiles e premiações, Cleide é aquela que parece ter um milhão de amigos, como diz a música de Roberto Carlos. Pelo menos carinho é o que não falta, como sempre vemos nas pessoas que são presença garantida em seus eventos. Inclusive já estamos contando as horas para a primeira Feijoada da Cleide, no dia 18 de abril.
Revelação na TV: Jailma Barbosa
É claro que ela não começou ontem. Mas foi no último ano que o público se apaixonou pela apresentadora, que merece Nota Mil pelo seu talk show “Jailma Entrevista”, e pelas reportagens especiais que faz para a TV Jornal – afiliada SBT. Toda vez que a vemos em alguma viagem diferente, já imaginamos que vem algo delicioso na telinha. Ah, outro projeto imperdível sob seu comando é o “Vibrações Podcast”, que debate temas como horóscopo, crenças limitantes, e terapias holísticas. Jailma é demais!
Sociedade: Jaciara Fernandes
“Toda unanimidade é burra”, dizia Nelson Rodrigues. Porém, precisamos abrir uma exceção, porque qualquer pessoa, nas mais diversas classes sociais, vai falar a mesma coisa: “não tem quem não goste de Jaciara”. Do mesmo modo que acontece com outros profissionais, ela transformou seu nome numa marca bem-sucedida de colunismo social, e tem uma lista de fontes e acessos preciosos. Tino para relações-públicas à parte, o segredo de Jaci, na verdade, é seu coração imenso, que cativa a todos, sem preterir ninguém. Ela é, sem sombra de dúvida, nosso destaque em Sociedade – mas poderia ser também em Generosidade.
Mulher de Negócios: Carolina Miranda e Moema Duarte
Dupla que está sempre nos eventos mais especiais de Caruaru, as sócias da Oficina Comunicação unem o talento para o jornalismo com o faro para empreender. Seja em cargos públicos (Carolina foi Secretária de Imprensa), ou em trabalhos para a TV Asa Branca, elas consolidaram seus nomes como marcas registradas da mídia caruaruense. E ainda são belas, cheias de estilo e simpáticas. São a personificação do que chamam de girlboss.
Ativismo: Joana Figueirêdo
Não se engane: a voz doce, sorriso fácil e semblante jovem da gerente da Secretaria Desenvolvimento Social e Direitos Humanos são só uma parte da sua personalidade. Por trás disso há uma verdadeira fera, disposta a tudo para lutar pelos direitos das mulheres, negros e LGBTQ+. Tem também um lado poetisa e agitadora cultural. E tem a Joana apresentadora do programa Vozes de Pandora, da Caruaru FM, onde ela recebe várias outras mulheres poderosas. Entre tantas Joanas, em comum há o feminismo, sempre presente.
Jornalismo: Leila Tonicante
Uma vez Willame Souza Jr, diretor da TV Asa Branca, me disse: “Leila é pragmática, gosta das coisas diretas, claras e objetivas”. A praticidade da então gerente de jornalismo da emissora a levam longe. Após o trabalho bem-sucedido que fez no comando dos telejornais da afiliada Globo em Caruaru e do portal G1, assumiu recentemente a gerência também da rádio CBN. A executiva de mídia, conhecida pela competência com que trata seus projetos e equipes, é nosso destaque em Jornalismo.
Acadêmica: Elba Ravane
Atualmente parte do tempo dela é para as atividades acadêmicas na Asces-Unita, como professora universitária e pesquisadora, tendo desenvolvido pesquisa sobre Feminismos, Políticas para as Mulheres, Violência de Gênero na Arena Política e Reforma Agrária. Outra parte do tempo ela dedica às atividades como feminista, onde busca dialogar com mulheres e jovens vítimas de um Estado e de uma sociedade que negligenciam Direitos Fundamentais. E uma terceira parte, bom, ela mesma gosta de explicar: “tem um tempo para mim, minha família e amigas, porque ninguém é de ferro e o autocuidado é também um ato revolucionário”.
Saúde: Carmelyta Semaan Botelho
Especialista em Oncologia, esta médica, também umas das mulheres mais elegantes da cidade, é a preferida de vários nomes da sociedade. Tanto em clínicas privadas quanto na rede pública, o que se diz entre os pacientes de doutora Carmelyta é que são poucos os profissionais que utilizam um tratamento tão humanizado.
Causa nobre: Roberta Fontes
Ela tem quase duas décadas de um trabalho bem-sucedido com confecção, mas nos últimos 10 anos, foi como protetora animal que sua rotina virou pelo avesso. Debaixo do mesmo teto são oito cachorros, mas uma casa à parte guarda mais de 30 cães, isso sem contar as dezenas na rua, que ela alimenta e protege. Roberta é defensora das que vestem mesmo a camisa. Abriu mão de muita coisa na vida pessoal e profissional em nome dos animais, cuida dos casos mais chocantes que aparecem de maus tratos e doenças, briga (e denuncia, e abre processo) com quem pratica os maus tratos, e é, certamente, a protetora mais destemida e “sangue-nos-olhos” que Caruaru tem. Se uma parte da população fizesse o que ela faz, nossos bichinhos estariam no paraíso.
Marketing: Diana Bezerra
Que a Asces-Unita é uma das instituições de ensino mais conceituadas da cidade, ninguém questiona. E boa parte desse sucesso, arriscamos dizer, se deve ao competente posto dela à frente do Marketing e Comunicação da universidade. Figura cativa e bem-relacionada, Diana conhece todo mundo que vale a pena conhecer, é uma profissional de RP de mão cheia, mãe do fofo Davi, tem um pique invejável para eventos, e, como a gente observa mesmo esses detalhes, ainda tem a cabeleira ruiva que deixa este mulherão inconfundível.
Mulher Bacana: Raquel Lyra
Não dá para fazer uma lista do público feminino em Caruaru sem falar da nossa prefeita. Ela investe em educação, saúde, iluminação, criou a fantástica Via Parque num trecho da cidade que era caótico, promove festas exuberantes que geram emprego e atraem turistas para o lado de cá, nos representa constantemente em listas importantes e eventos nacionais e internacionais… Os atributos de Raquel são tantos, e, no fim das contas, a gente se orgulha por nossa primeira prefeita mulher ser mais segura do que muito homem, enfrentar críticas e concorrência de cabeça erguida, e mostrar que veio para ficar. A cidade agradece!