Tudo fechado
Foi corretíssima a decisão do governador Paulo Câmara de determinar o fechamento do comércio a partir de domingo (22). Por mais caótico e assustador que seja, a medida tem por objetivo conter a propagação do coronavíruos ao manter o máximo de pessoas dentro de suas casas – e é inacreditável como elas continuam saindo como se nada estivesse acontecendo. A impressão que fica é que só vão sossegar se o Brasil aderir ao protocolo de outros países, que estão fiscalizando com policiais nas ruas e multando quem sair de casa sem um motivo urgente.
Rodada se superou
Mesmo com o caos que tomou conta do mundo no último mês, a 29ª Rodada de Negócios da Moda Pernambucana, realizada pela Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) e correalizada pelo Sebrae, superou todas as expectativas e alcançou o maior faturamento de sua história em edições outono\inverno: foram mais de R$ 19,5 milhões, aumento de 21% se comparado ao ano passado.
Moda autoral
Outro evento que surpreendeu foi a 1ª Rodada de Negócios de Moda Autoral, realizada durante a 29ª RNMP, com 30 marcas nos segmentos de vestuário, acessórios e joias. Com o objetivo de capacitar empresas de moda autoral, participaram 20 marcas da Região Metropolitana do Recife e 10 do Agreste, sendo duas de alunos da FacSenac PE, em Caruaru.
Ponto para a OAB
A OAB Caruaru tem se movimentado para ajudar seus advogados inscritos que estão fora do Brasil e não conseguem voltar ao país por causa da pandemia de coronavírus. Primeiro foram juristas que estão em Portugal, e mais recentemente, de um profissional que está em Cusco, no Peru. Neste último caso, o presidente da subsecção em nossa cidade, Fernando Júnior, falou diretamente com a Embaixada do Brasil naquele país e com a consulesa Zelma Fortes. Em ambos os casos, o órgão já está intermediando o retorno dos advogados.
E os boletos?
Como bem lembrou o consultor André Carvalhal, a única certeza com esse caos do covid-19 é de que o número de pessoas prejudicadas financeiramente será maior do que as que irão contrair a doença: “E essa é a hora de consumirmos produtos e serviços de quem é pequeno. Grandes empresas vão passar por tudo isso. Elas têm mais facilidade de crédito, de usar reservas… O pequeno pode quebrar agora. Coma em pequenas lanchonetes ao invés de grandes redes, compre na feira, em lojas de bairro, das marcas dos seus amigos. Ajude quem é independente”.
Planejamento
Carvalhal ainda ressalta: “A nível individual, vai ser importante fazer um planejamento financeiro, rever despesas, buscar outras formas de renda. Quem emprega precisa ter consciência que esse é um momento difícil a todos e uma fase que precisa passar. Se você é CLT e contrata serviços de autônomos (personal, terapia, diarista…) tente manter esses pagamentos, pois vai fazer a diferença lá na frente”.
Rolê em casa
Para tornar os dias de quarentena mais divertidos e proveitosos, a influencer Camila Coutinho, fundadora da plataforma Garotas Estúpidas, criou o GE Festival: trata-se de uma verdadeira maratona de conteúdo e várias ações interativas, tudo completamente online, claro! Segue até o próximo dia 27 de março, no Instagram do GE.
Programação
Como é de praxe em tudo que Camila Coutinho inventa, os parceiros são tão aclamados quanto a criadora: os cantores Silva e Giulia BE são as atrações musicais; a atriz, escritora e apresentadora Mônica Martelli vai dar seu conhecido show de humor; Bela Gil vai ensinar receitas práticas pra quem está sozinho em casa; Stephen Little, da consagrada The School of Life, vai falar sobre bem-estar; Milla Monteiro será responsável pelas dicas de yoga, e a personal Cau Saad promete turbinar os treinos pra fazer em casa.
Solta o som!
Entre 24 e 27 de março rola na web o Festival Fico em Casa, com mais de 40 horas de programação que inclui todos os gêneros musicais. São 76 nomes, como Romero Ferro, Daniela Mercury, Maria Gadú, Paulo Miklos, Adriana Calcanhoto, B Negão, Valesca Popozuda, Dudu Nobre, Emicida, Francisco El Hombre e Rael.
Informativo
É de utilidade pública saber que a Secretaria de Saúde de Caruaru disponibilizou um número fixo para dúvidas e orientações de fluxo e atendimento em relação ao covid-19. O CAC – Central de Atendimento sobre o novo Coronavírus – vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h até às 17h, e terá profissionais exclusivos para orientar da melhor forma a população.