“Quarenteners”
Continuamos a nossa série para saber como está o isolamento social de vários colunáveis. Quem participou dessa vez foi o respeitado advogado Fernando Júnior, presidente da OAB Caruaru.
Como está sua rotina? De início a gente estranha muito, principalmente no meu caso, que tenho contato diário com várias pessoas, tanto na advocacia quanto nas reuniões da OAB, e faz parte da nossa cultura ter esse contato humano. Mas o trabalho está ainda mais intenso do que era antes – e olhe que eu já trabalhava muito. Agora tenho muitas reuniões por videoconferências, WhatsApp, Telegram, Instagram, então acaba não tendo uma limitação de tempo. Tenho dormido 4 horas por dia, e acordo cedinho, já iniciando as atividades que entram até a noite, por 10, 12 horas ininterruptas. Sem contar aquela liberdade de sair de casa a qualquer momento, que foi totalmente abolida por orientações e consciência social… E é claro que é difícil pra todos nós, impacta também na economia, toda a sociedade já está sofrendo muito com isso, mas o importante é zelar pela vida.
A quarentena serviu para… Refletir mais sobre a vida. Sobre o contato com a família, os valores. Você vê que tudo gira em torno do dinheiro, mas o dinheiro por si só não pode ser visto como algo fundamental. Precisamos dele para sobreviver, mas precisamos zelar por quem nós amamos. Serviu para que essa mensagem fique em nossas mentes.
Quando isso acabar, quais as primeiras coisas que você vai fazer? Manter minha vida normal, fazer minhas audiências, receber os advogados na OAB, manter os eventos da Ordem em sua normalidade, e poder viajar, ir aos restaurantes junto à família. A gente só dá valor à liberdade quando perde, e como ela está limitada, a gente para e pensa nisso.
Centenário consciente
Em meio à delicada situação que assola o mundo com a pandemia da Covid-19 e os efeitos nas indústrias, a Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) celebra 100 anos de fundação neste sábado (4). Atualmente com mais de 1.500 associados, a Acic não só acompanhou, mas participa de forma atuante do fortalecimento do associativismo local e permanece à frente de importantes discussões e contribuições para o desenvolvimento econômico, social e cultural do município e é, sobretudo, em momentos de crise que cumpre a missão de auxiliar os associados.
===
O presidente da entidade, Luverson Ferreira, enfatiza o trabalho em produzir e-books com as principais temáticas sobre a saúde financeira das empresas: “Continuamos firmes na nossa missão, que é a de continuar informando, orientando e fortalecendo os nossos associados e, com isso, a sociedade em geral. O nosso compromisso é defender os interesses do empresariado e continuamos a honrá-lo, mas sempre pensando na saúde das pessoas em primeiro lugar. Não temos dúvida do papel fundamental e da força e representatividade da Acic para os segmentos que está à frente, o que a faz ter um valor significativo para o desenvolvimento de Caruaru, ao longo de todos esses anos”.
===
Apesar de ter sido uma data tão esperada pela Comissão Especial do Centenário e todos os associados, as solenidades agendadas estão suspensas para minimizar os impactos negativos da crise. “Temos promovido reuniões com a prefeitura e o governo do Estad0 para contribuir com soluções que minimizem os impactos da pandemia. Entre as ações, a produção de equipamentos de proteção individual (EPIs), para auxílio aos profissionais da saúde, por empresas do Polo de Confecções do Agreste. Também estamos em busca de isenção ou redução tributária e já estamos discutindo como acontecerá a retomada das atividades, após a autorização das autoridades sanitárias, para que essa aconteça da forma mais segura possível”, completa Luverson.
De olho na eleição
Após fazer um trabalho fabuloso como Secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Caruaru, a advogada e professora universitária Perpétua Dantas entregou o cargo, para concorrer a uma vaga na Câmara de Vereadores, pelo PSDB – o mesmo partido da prefeita Raquel Lyra, com quem ela fez uma forte parceria desde a eleição passada. Apesar da especulação em torno do assunto já ter um tempo, apenas na última sexta-feira (3) a exoneração foi publicada no Diário Oficial. Quem assume a Secretaria agora é Carlos Eduardo Braga Farias, que até então era secretário-adjunto.
Corrente do bem
O Banco de Alimentos do SESC Pernambuco precisa urgente de doações para continuar ajudando milhares de pessoas no Estado. Vários nomes conhecidos, como a atriz Maria Alves, o cantor e poeta Valdir Santos, e o professor Menelau Júnior, gravaram em vídeos mensagens para convocar o empresariado nesta causa nobre. As doações podem ser feitas nas unidades em Recife, Garanhuns, Arcoverde ou Petrolina, ou através do número (81) 3216-1680.
E-commerce
A Plural, primeira loja colaborativa (e o espaço mais descolado) de Caruaru, acaba de lançar sua página de venda virtual, com 12 categorias como itens de beleza, bem-estar, decoração e utilidade doméstica. São mais de cem marcas locais que participam da Plural, embora nem todas estejam com produtos disponíveis ainda: “algumas estão preparando material, tirando fotos. Então, é um processo que demora, mas todas estão aptas para estar na loja virtual”, garantiu Milton Oliveira, um dos sócios da loja, que pode ser acessada por este link.
HMV agradece
O Hospital Mestre Vitalino, referência para os atendimentos de pacientes com suspeita ou confirmados para o Covid-19, agradece todas as doações de equipamentos de proteção individual (EPI’s) para o enfrentamento deste período de pandemia, além das máscaras doadas pela Master Fardamentos, nas pessoas de Rodrigo Amorim e Madalena Bezerra; as pizzas enviadas pela Domino’s para os colaboradores das Unidades de Terapia Intensiva (UTI´s), e a entrega de milkshakes do McDonald’s feita pelo colunista Thiago Lagos, embaixador da marca no interior de Pernambuco. “Tanto apoio traz alegria e quebra um pouco o cansaço da rotina destes profissionais que fazem saúde neste momento”, ressaltou o diretor do HMV, Dr. Marcelo Cavalcanti.
Live-sofrência
Com essa onda de apresentações via web estourando no mundo todo, a mais aguardada nos próximos dias será a live-show “Bar da Priscila”, promovida pela cantora pernambucana Priscila Senna. Com duas horas de duração, o show já é conhecido pelo público, pois é o momento em que ela canta todo seu repertório de “sofrência”. Será no sábado (11), às 18h, e não temos dúvidas de que vai bombar!
Aliás
Por falar nas lives, uma tendência inusitada que a coluna observou foi a nova mania dos amigos se encontrarem e “baterem papo” nas apresentações virtuais dos artistas. Com comentários e exaltações sobre os shows ao vivo, é como se eles estivessem juntos curtindo aquele momento, só que cada um na sua casa. É o famoso jeitinho brasileiro de se divertir mesmo nos períodos mais tensos.
Aplausos
A coluna deixa um abraço (e toda nossa admiração) para Ceça Ricarte, assessora de imprensa da Secretaria de Saúde de Caruaru, que tem feito um trabalho impecável e incansável, dia e noite, para manter todos informados sobre cada atualização a respeito do cenário municipal no combate ao coronavírus. Que espetáculo de jornalista!