Obrigado, Brennand
A coluna “Gente de Vanguarda” deixa registrado o carinho pelo industrial e mecenas que construiu o museu mais belo e famoso de Pernambuco, e foi um divisor de águas ao colocar nosso Estado no roteiro cultural do país com sua raríssima coleção de arte. Independente da tristeza por nos despedirmos do gênio que faleceu após complicações de Covid-19, nosso sentimento é de honra, privilégio e orgulho, por sermos conterrâneos do gigante imortal que é Ricardo Brennand.
Revoltante
É essa a palavra que define o que o povo da nossa região sentiu ao ver o vídeo do humorista Murilo Couto, do programa “The Noite”, denegrindo a imagem de Assisão, conhecido forrozeiro de Serra Talhada e ícone do São João de Caruaru. Várias personalidades emitiram notas de repúdio e o humorista até pediu desculpas, mas, como dizem, a emenda saiu pior do que o soneto. Resta saber se os fãs que Murilo, Danilo Gentili e companhia têm aqui no Agreste, acostumados a rir com as piadas ofensivas que eles fazem com outras pessoas, vão continuar achando graça neles após isso.
A esperteza de Diogo
Gerou polêmica a doação que o deputado estadual Diogo Moraes fez, durante a live de Bell Marques no último sábado (25), de 100 mil máscaras e duas toneladas de alimentos. Muita gente questionou a lógica do parlamentar direcionar uma quantidade tão considerável, para o show de um artista baiano. Em nota, ele explicou que entrou em contato antes com a equipe do cantor e que a doação foi para o Polo de Confecções do Agreste, já que no domingo haveria um show de Bell em Santa Cruz do Capibaribe, cidade onde Diogo mais atua.
Dança das cadeiras
Após o apresentador Hugo Esteves deixar o comando do Balanço Geral da TV Clube para disputar uma vaga como vereador de Recife nas próximas eleições, o substituto para o cargo é Fábio Araújo, que era repórter especial da TV Tambaú, afiliada SBT em João Pessoa.
Fim de jogo
A demissão do juiz Sergio Moro do Ministério da Justiça, e a eliminação do ator Babu, que era candidato forte ao prêmio na edição atual do Big Brother, com um intervalo curto entre os acontecimentos, rendeu gracinhas nas redes sociais. Destacamos essa que vimos no feed da crítica de TV Cristina Padiglione: “Semana triste para toda a nação. Saiu um homem de credibilidade. Um homem que passou a ser admirado pelo Brasil por sua conduta, por suas falas e por tudo o que fez. Mas o jogo em que ele se envolveu não é fácil. O jogo é bruto. O futuro dele será brilhante e ainda ouviremos muito falar de seu nome. Boa sorte, BABU!”
Aliás
Ainda sobre a demissão de Moro, está longe de acabar com tranquilidade para Bolsonaro, com várias lideranças políticas na cola dele. Bruno Araújo, presidente nacional do PSDB, emitiu nota onde deixa isso bem claro: “A partir do momento em que o próprio presidente da República tenta desmoralizar as graves acusações de um ex-auxiliar do porte do ex-ministro Sérgio Moro, cabe às instituições, Congresso Nacional e Procuradoria Geral da República, tomarem as medidas necessárias e urgentes para apurar eventuais fatos e circunstâncias de crimes cometidos. Que o processo de apuração leve as punições às últimas consequências, penalizando quem quer que esteja envolvido. As denúncias de Moro não são periféricas, sobre auxiliares do governo. Atingem o próprio presidente da República. Paira sobre Bolsonaro a suspeita de querer transformar a Polícia Federal em polícia política, para proteger os amigos e seguidores e chantagear e perseguir os adversários. No entanto, não podemos deixar de lado que o foco neste momento é combate à pandemia do coronavírus que tem afetado milhares de brasileiros. A saúde e a vida dos brasileiros precisam estar em primeiro lugar mesmo no atual momento de forte turbulência política.”
Glória
Ficamos aliviados ao saber que o Padre Bosco, da Diocese de Caruaru, recebeu alta do Hospital Unimed, onde estava se tratando após testar positivo para Covid-19.
Isolamento criativo
Reportagem do portal G1 destaca as ações mais inusitadas deste período: teve uma serenata pelo muro para animar os idosos de um asilo em Goiás, máscaras confeccionadas com sorrisos estampados no tecido, e até uma “charreata de fraldas”, que foi o modo que os amigos encontraram para participar do chá de fraldas de uma nova mamãe em Minas Gerais.