Quando usamos qualquer calçado é natural a produção de suor. Com o tênis não é diferente. Essa transpiração deixa os pés propícios à multiplicação de microorganismos e, consequentemente, aumenta a chance de ficarem com mau cheiro.
Para evitar esse tipo de situação é necessário colocar o sapato em local ventilado ao terminar de usá-lo. Além disso, ao perceber qualquer tipo de mancha, retire o mais rápido possível utilizando um pano umedecido com sabão neutro.
Para a higienização do tênis não utilize a máquina de lavar, pois o material poderá ser danificado. Na etiqueta vem a instrução sobre a higienização correta mas, de forma geral, retire a palmilha e lave-a com uma escova, já os cadarços são limpos em água corrente e sabão em barra ou detergente neutro. Para a estrutura do tênis utilize uma escova umedecida em detergente neutro ou sabão em barra; não utilize água em excesso. Após a escovação use um pano úmido para remover os vestígios de sabão. Não se deve colocar o tênis para secar direto ao sol pois, dessa forma, poderá deformar ou manchar. A melhor forma é secar na sombra.
Se o calçado estiver com mau cheiro despeje sal em seu interior para absorver a umidade. Uma outra opção é utilizar bicarbonato de sódio que, além de retirar o excesso de umidade, elimina o mau cheiro. Lembre-se de retirar a sobra desses produtos quando for usar os sapatos.
Também é importante secar bem os pés ao tomar banho e, se possível, utilizar desodorante antisséptico, além de talco antisséptico no tênis.
Todos esses cuidados são necessários para proporcionar maior durabilidade e evitar mau cheiro em seu calçado.