A energia é um recurso fundamental para o desenvolvimento de qualquer sociedade – seja para o lazer seja para a produção de bens ou ainda, para a qualidade de vida. No Brasil, a principal matriz energética é a hidrelétrica correspondendo a 58,47% do total produzido.
Atualmente, cinco estados brasileiros estão passando pela maior crise de seca dos últimos 91 anos e, consequentemente, gerando uma crise energética. A solução para resolver este problema foi acionar as usinas termelétricas que, além de serem altamente poluentes, produzem uma energia muita cara.
Uma boa notícia é a de que, aos poucos, estamos crescendo na produção de energias consideradas limpas e, um outro fator importante, é a flexibilidade do sistema elétrico em aceitar várias formas de energia, situação que antes não era possível.
Sabemos que são necessárias políticas públicas que respeitem os recursos naturais, mas temos que fazer a nossa parte através de algumas medidas simples em nossa casa, no trabalho, na escola ou em qualquer local. Por exemplo, apague as luzes quando sair de um compartimento; evite tomar banhos quentes prolongados; verifique a vedação da borracha da geladeira e não abra com tanta frequência; desligue a função “stand-by”, se não utiliza o aparelho com muita frequência; substitua as lâmpadas fluorescentes por LEDs (mais eficientes na luminosidade e com maior durabilidade); verifique o selo do Inmetro com a classificação A no momento da compra dos aparelhos elétricos – são mais econômicos do que os possuem outras letras e o selo Procel, que é colocado apenas nos produtos mais econômicos da categoria; quando for reformar ou construir um imóvel instale janelas amplas e áreas verdes para que aumente a luminosidade e a ventilação; pinte as paredes com cores claras; anote o consumo diariamente para ter um maior controle; instale energia solar (mais econômica e mais limpa); utilize aparelhos elétricos em horários de menor consumo da população.
Todas essas medidas são necessárias para o meio ambiente, para o nosso bolso e para o desenvolvimento da sociedade, para que possamos viver de forma sustentável e com qualidade de vida.
SITUAÇÃO DAS FONTES DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL:
Hidrelétricas 58,47%, termelétricas 25,18%, eólica 9,77%, pequenas centrais de hidrelétricas 3,11%, solares 1,87%, nuclear 1,13% e a central geradoras hidrelétricas 0,47%.
Fonte: Aneel
Luz do sol
Que a folha traga e traduz
Em verde novo
Em folha, em graça, em vida, em força, em luz
Caetano Veloso