Foto: Felipe Correia / Secom / PMC
A Prefeitura de Caruaru, por meio do Programa Municipal de Imunização da Secretaria de Saúde (SMS), realizou, no último sábado (13), o “Dia D” de mobilização da Campanha Nacional contra a Influenza para grupos prioritários. Foram 29 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) na zona urbana e quatro na zona rural, abertas durante todo o dia, para a vacinação. Cinco pontos extras também foram disponibilizados: Marco Zero, Via Parque, Caruaru Shopping, Supermercado Bonanza (do Universitário) e Unicompra. No total, 2.492 pessoas se vacinaram.
A ação foi direcionada para o público-alvo da campanha, formado por: crianças de 6 meses a 5 anos, 11meses e 29 dias; gestantes, puérperas; idosos a partir de 60 anos; trabalhadores de saúde; professores; pessoas com comorbidades; profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo; população privada de liberdade; funcionários do sistema de privação de liberdade e jovens de 12 a 21 anos, em medidas socioeducativas.
“Tivemos uma boa aceitação da população. Estamos caminhando para bater as metas propostas pelo Ministério da Saúde de cobertura vacinal, para os grupos prioritários, no nosso município. Conclamamos a população que faz parte do público-alvo da campanha, que procure as nossas Unidades Básicas de Saúde, todas estão com a vacina, já que a campanha se estenderá até o final do próximo mês, para manter o cartão de vacinação em dia”, destacou o secretário de Saúde, George Veloso.
A meta da campanha é imunizar os grupos prioritários, controlar e prevenir a doença na sua forma mais grave, e vai até o dia 31 de maio. Para receber o imunizante, basta se enquadrar em um dos grupos e se dirigir à qualquer UBS do município, portando o Cartão de Vacina e o Cartão do SUS ou o CPF.