Estação das Flores – Primavera
Devido à inclinação da Terra em relação ao Sol, a incidência de luz em nosso planeta é alterada. Dessa forma, são regularas as estações do ano. A primavera teve início desde o ultimo dia 23 de setembro as 4h 50min, e vai até 1h19 do dia 22 de dezembro. A palavra primavera tem sua origem no latim, que significa primo vere (primeiro verão).
Nessa estação que ocorre a floração de algumas espécies de vegetais e que o comportamento dos animais muda, especialmente, dos polinizadores – como beija-flores, morcegos e abelhas. As plantas proporcionam alimento (néctar) para os animais e eles ajudam na polinização (reprodução) das plantas.
Além da beleza, o dia tem a mesma duração no hemisfério Norte e no hemisfério Sul e, para a maior parte das regiões brasileiras, o período é marcado pelo aumento gradativo do calor e da incidência de chuvas, enquanto no Nordeste mais calor e pouca chuva.
Marcha global pelas mudanças climáticas
Há poucos dias, manifestações aconteceram em mais de 150 países cobrando medidas emergenciais contra o aquecimento global. Os governos são cobrados por estratégias para reduzir emissões de gases de efeito estufa nos setores de energia, construção, agricultura, indústria e transportes.
Os governos possuem as suas responsabilidades, mas a população precisa rever as suas próprias atitudes; a mudança começa dentro de cada um de nós. Não posso falar de sustentabilidade se não sou sustentável. Precisamos adotar medidas simples com o objetivo de minimizar os impactos ambientais negativos.
Por exemplo: ao consumir um refrigerante de garrafa PET que leva mais de 150 anos para decomposição, substitua por garrafa retornável; troque a latinha de aço, que poderá ser reciclada apenas duas vezes, por uma latinha de alumínio, que poderá ser reciclado milhares de vezes – ou ainda consumir um suco de frutas, que além de proporcionar saúde, vai gerar cascas que servirão para adubar o solo e semente que vai originar uma nova planta; não utilize sacolas plásticas, elas trazem prejuízos ambientais desde a sua fabricação até o destino final, que levam aproximadamente 100 anos para decomposição, substitua por sacolas retornáveis; troque suas lâmpadas fluorescentes por LED, as primeiras têm a durabilidade de 15 horas e possuem mercúrio (metal pesado que contaminará a fauna, a flora e o lençol freático), enquanto a lâmpada de LED dura 50.000 horas e não tem mercúrio na composição; não utilize canudinhos de plástico, caso precise, substitua por canudinhos de bambu, inox ou vidro; faça uma horta em sua casa, além de ser econômico, é saudável; prefira pilhas recarregáveis; utilize água de forma racional.
Não precisamos realizar grandes ações, são essas e outras pequenas medidas que podemos ser parceiros do meio ambiente e do nosso bolso.
Papel é sustentável
O papel é fabricado com fibras de celulose extraídas da madeira. Atualmente, 100% do papel produzido no Brasil é oriundo de reflorestamento. Na fabricação de uma folha de A4 consome 0,013% do tronco de uma árvore de eucalipto. Um tronco inteiro gera 7.550 folhas de papel.
A média no Brasil é uma pessoa consumir cerca de 50 quilos por ano, equivalente a 10.600 folhas A4, então cada brasileiro consome anualmente quase um eucalipto e meio.
“Sejamos como a primavera que renasce cada dia mais bela… Exatamente porque nunca são as mesmas flores.”
Clarice Lispector