LIMPEZA DE LIVROS
Como a matéria prima dos livros é a celulose, são necessários alguns cuidados para uma melhor conservação. Muitas pessoas têm o costume de passar um pano levemente úmido para a limpeza; porém, não é interessante deixar a folha de papel úmida, pois isso vai contribuir para o surgimento do mofo. Mas, para eliminarmos a ameaça de agentes físicos (umidade, luz e calor) e biológicos (traça, mofo e insetos), precisamos levar em consideração, alguns itens, como:
1. Os livros devem ficar na vertical (em pé), em local ventilado;
2. Deve-se passar, levemente, um pano nas capas e, por dentro, uma escova com cerdas macias;
3. Não use nada para marcar o livro, apenas marcadores específicos (papel);
4. Evite consumir alimentos quando estiver manuseando o livro; algumas pessoas têm o costume de passar os dedos na língua para passar as folhas, contaminando, assim o livro e a boca com micro-organismos;
5. A exposição ao sol vai danificar o livro; periodicamente devemos colocá-los para ventilar na claridade (tudo controlado);
6. Uma vez ao mês faça os seguintes procedimentos: higienize o local onde estão os livros, espalhe amido de milho nas páginas que estão com umidade, coloque um sachê com cravo da índia próximo aos livros para expulsar algumas pragas (troque uma vez ao mês);
Obs.: Em algumas livrarias, são vendidas capas de plástico as quais são muito eficazes para a proteção dos livros. E boa leitura!
COMO RETIRAR MANCHAS DAS ROUPAS
Para remoção de manchas em roupas podemos utilizar produtos industrializados que são bem eficientes. Mas, também podemos usar produtos naturais que, muitas vezes, temos em nossas casas. Além de não agredirmos o meio ambiente, faremos uma boa economia. As principais manchas são:
Batom – Colocar a roupa com a marca de batom dentro de um recipiente com água quente durante 15 min. Após este tempo, retirar a peça e passar sabonete branco. Depois lavar normalmente.
Molho vermelho – Retire de imediato o molho da roupa, utilizando guardanapo ou uma colher, removendo de fora para dentro, evitando assim que se espalhe mais. Mergulhe a roupa em um recipiente com água quente por 15 min. e após este tempo retire a peça e despeje detergente em cima da mancha, esfregando-a até eliminar totalmente. Depois só é lavar.
Mancha de caneta – Coloque álcool em gel sobre o risco da caneta ou mancha, para dissolver a tinta. Passe uma haste com ponta de algodão em cima para remover o excesso de tinta. Repita o procedimento várias vezes, até limpar e depois, é só lavar. Fique atento para não espalhar a tinta na roupa. Por isso, utilizamos o álcool em gel, para atuar no local especifico.
Manchas amareladas na gola e próximo das axilas – Faça uma pasta com bicarbonato de sódio e suco de limão e esfregue o local com uma escova. Espere 45 min. e lave normalmente. Outra opção é mergulhar a roupa em um recipiente com água quente e três colheres de sopa de vinagre por 30 min. após este tempo retire a roupa desta solução e esfregue com mais força nos locais amarelados.
Ferrugem – É uma das manchas mais difíceis de remover. Despeje sobre a mancha de ferrugem, suco de limão e sal, leve a roupa para o varal e deixe secar. Lave normalmente.
Dicas Importantes:
1. Na manipulação com água quente cuidado para que não ocorra acidentes;
2. Antes dos procedimentos, verifique o tipo de tecido;
3. Se a mancha ainda persistir após os procedimentos, repita quantas vezes forem necessárias até a remoção total;
4. Remova a mancha o mais rápido possível, pois se deixar por muito tempo, ficará mais difícil eliminá-la.