Dicas para deixar nossa casa com temperatura agradável
Com a chegada do verão, nossas casas estão com as temperaturas cada vez mais altas. Para reverter o problema, um dos primeiros passos é pintar a casa e utilizar cortinas, mantas e outros tecidos de cores claras. Enquanto a cor escura absorve calor, as claras o refletem, o que diminui a absorção de temperatura e passa uma sensação de frescor.
Como as cortinas são barreiras físicas que irão impedir a penetração dos raios solares, deixe-as fechadas durante o dia e, se possível, por questões de segurança, deixe as janelas e portas abertas durante a noite para o ar frio entrar e expulsar o ar quente – na manhã seguinte, feche as janelas para que o ar frio fique retido em sua casa.
Além disso, substitua a lâmpada florescente por lâmpada de LED, que além de ser mais econômica, não esquenta tanto quanto a florescente. Uma outra maneira simples de melhorar o ambiente da casa é utilizar bacias com água em alguns cômodos para deixar o ambiente mais agradável, só tenha cuidado redobrado se tiver crianças para que não aconteçam acidentes, a maneira mais segura é substituir por toalhas molhadas. Além disso, colocar plantas é uma boa solução, além de proporcionar beleza e absorver gases tóxicos, deixará o ambiente com alta umidade.
Assim, somado a roupas leves de tecidos de algodão e seda que são refrescantes, beba bastante água e use protetor.
Proporcionar maior durabilidade das roupas
Cuidar das roupas de forma adequada é aliar economia ao meio ambiente, assim, devemos observar alguns itens para que a roupa tenha uma maior durabilidade:
- Quando for adquirir uma roupa, verifique a qualidade do tecido, não coloque o valor como o principal item na escolha;
- Lave a roupa antes de usar pela primeira vez, não sabemos por quantas pessoas a roupa foi experimentada nem a quantidade de microorganismos depositados;
- Coloque para lavar a roupa que você usou o dia inteiro, pois sentamos em vários locais, suamos e ficamos expostos a partículas de sujeira;
- Remova as manchas o mais rápido possível, dependo do tipo e do tecido, pode ficar mais difícil ou impossível de remover;
- Lave as roupas de cor separadas das roupas brancas para não manchar;
- Lave a roupa de cor pelo avesso para não tirar sua cor original;
- Feche o zíper e os botões antes de lavar;
- Não torça a roupa para não danificar as fibras e nem para ficar com grandes marcas, o que reduz a necessidade de passar o ferro por mais vezes;
- Não seque a roupa direto ao sol, se possível, seque na sombra;
- Não bote perfume na roupa, alguns possuem fixador químico ou álcool e podem manchar o tecido;
- Tecidos de fibras naturais, como seda, linho, lã e algodão têm maior chance de ataque de traça e surgimento de mofo, então, se estiver muito tempo no guarda-roupa, retire para lavar e deixe por pouco tempo exposto ao sol.
“Se vives de acordo com as leis da natureza, nunca serás pobre; se vives de acordo com as opiniões alheias, nunca serás rico.”
Sêneca