Economia de água
Se transferíssemos proporcionalmente toda a água do planeta para 10 botijões de água mineral, aproximadamente cada um com 20 litros, teríamos apenas 20 ml de água potável. Visto que a escassez hídrica já é um problema, nossa região tem os efeitos agravados devido ao clima e à vegetação, por isso, precisamos mudar alguns hábitos. Algumas medidas simples para fazer isso no dia a dia são:
- Não lavar carro, calçadas ou qualquer estrutura utilizando mangueira: podemos economizar utilizando baldes e sempre reutilizando água da máquina de lavar ou água que foi utilizada no banho;
- Aguar as plantas no início da noite, período no qual a planta poderá absorver água com maior facilidade – se aguar as plantas durante o dia, a água vai evaporar mais facilmente;
- Utilizar uma bacia ou balde no chuveiro no momento do banho para aproveitar a água depois;
- Anotar o consumo diariamente para ter ideia do quanto é gasto;
- Escovar os dentes com um copo d’água;
- Adquirir descarga acoplada, que vem com dois mecanismos nos botões da descarga (3L para urina e 6L para fezes);
- Passar a esponja com detergente em todos os utensílios domésticos e enxaguá-los de uma só vez na cuba;
- Colocar um pedaço de borracha de câmara de pneu nas torneiras para evitar grande vazão de água;
- Utilizar a água da máquina de lavar, que será jogada no esgoto, para ser aproveitada na lavagem de calçada, quintal ou varanda. Se a água estiver com mal cheiro, use um pouco de água sanitária para amenizá-lo e armazene-a em caixas;
- Passar pano úmido com produtos de limpeza em vez de jogar água para limpar o chão de casa.
Compra no mercado
No momento da compra, devemos verificar a validade e fazer a leitura do rótulo. As informações nutricionais nos dizem o que estamos colocando no nosso corpo. Por exemplo, deve constar em pequenas quantidades: os carboidratos (açúcar) e o sódio (componente do sal de cozinha que em excesso aumenta a pressão arterial).
Devemos evitar as embalagens que estiverem danificadas, violadas ou furadas. Os enlatados não podem estar enferrujados, e nem amassados, nessas situações o alimento estará contaminado. Quando escolher produtos refrigerados, prefira os localizados na parte do fundo – estão mais congelados em relação aos produtos da parte superior.
Evite também embalagens estufadas, isso significa que as bactérias estão produzindo gases tóxicos. Além disso, examine atentamente o aspecto dos alimentos que se encontram em embalagens transparentes, se estiverem com espuma, líquido turvo ou opaco, significa que houve proliferação de microorganismos.
Também não reutilize embalagens metálicas e nem conserve as sobras nestes recipientes, as sobras devem ser guardadas em recipientes limpos. Já nos recipientes de vidro, as sobras podem ser guardadas neles dentro da geladeira. Uma outra dica é comprar produtos em grandes recipientes: em vez de comprar 10 embalagens de detergentes de 500 ml, poderíamos comprar 1 embalagem de 5 litros, além da economia financeira, evitaremos descartar 10 embalagens de plástico no meio ambiente. Dependendo do produto , ainda podemos reutilizar a embalagem.
Ao final das suas compras, não embale as mercadorias em sacolas de plástico, que levam mais de 150 anos para decomposição e representam em média 40% do nosso lixo, substitua por sacolas retornáveis. Com adoção dessas medidas estamos economizando, preservando o meio ambiente e cuidando da nossa saúde.
A água do mar é ruim para os homens e saudável para os peixes.
Heráclito
A água é o princípio de todas as coisas.
Tales de Mileto