Organização da geladeira
A organização e a limpeza da geladeira são importantes para a conservação adequada dos alimentos. Com esses procedimentos, o eletrodoméstico trabalha dentro dos seus limites e não consome muita energia. Portanto, não coloque as panelas dentro da geladeira: os alimentos devem ser guardados dentro de recipientes de plástico ou vidro.
A sobras de alimentos dos enlatados devem ser guardados em recipientes de vidro e os enlatados não podem ser guardados abertos. Durante a refrigeração, ocorre a diminuição da proliferação de bactérias, mas esses organismos não são completamente eliminados. Por isso, é importante respeitar a validade dos alimentos. Jogue fora aqueles que passarem do prazo, eles podem causar infecções.
Também não transforme sua geladeira em armário: coloque apenas alimentos que realmente precisam de refrigeração, a geladeira consumirá mais energia se precisar manter mais alimentos em refrigeração. Para a limpeza do eletrodoméstico, desligue da tomada e retire todos os alimentos de dentro; passe um pano umedecido com detergente e, logo após, um pano seco – tente realizar esse procedimento no menor tempo possível.
Para alimentos que precisam ser guardados no freezer ou no congelador, verifique se a embalagem pode suportar baixas temperaturas; nesses locais, geralmente, são guardados alimentos ricos em proteínas. Já na parte superior da geladeira, guarde frios e laticínios; na primeira prateleira, coloque os ovos, a manteiga, os queijos, o leite e produtos que possuem maior facilidade de se estragar.
Os doces, garrafas de suco, vinho e sobras de alimentos em potes fechados devem ficar na segunda prateleira. Nas últimas prateleiras, portanto, devem ficar os frutos, as verduras e os legumes. Na porta, só coloque bebidas e alimentos que não se estragam facilmente, como molhos, ketchup, mostarda, pimentas e vinagre. Também não guarde pilhas, cola ou qualquer produto para não contaminar os alimentos.