Chuvas
O descarte adequado do lixo é fundamental. Evitamos diversos transtornos, como enchentes, propagação de doenças e o visual do local. Precisamos colocar os sacos de lixo nos horários próximos da passagem do caminhão que coleta o lixo, e além disso, colocar dentro da cesta metálica suspensa, caso você não tenha, coloque em cima da calçada, evite colocar no meio fio para as águas das chuvas não levar e obstruir as galerias de drenagem. Não jogue o lixo em qualquer local, com as chuvas serão levados para passagem da água e/ou para o Rio Ipojuca. Muitas casas, as calhas que coletam a água da chuva, direciona direto na rede de esgoto e consequentemente a tubulação de esgoto transborda, e assim aumentando a chance de disseminação de doenças. Outro ponto importante é que tratamos as águas das chuvas como se fosse lixo, necessitamos coletar, devido a falta de uma boa gestão e escassez.
Árvore Pau-Brasil
No dia 03 de maio é o dia do Pau-brasil, para sensibilizar e conscientizar a importância sócio-ambiental e histórica desta árvore. Encontramos em todo país, mas, principalmente no Nordeste Brasileiro. Somos o único país do mundo que tem nome de árvore. Possui dez nomes populares, como: Ibirapitanga, orabutã, brasileto, ibirapiranga, ibirapita, ibirapitã, muirapiranga, pau-rosado, pau-de-pernambuco e pau-brasil, e o nome científico Caesalpinia echinata, pode chegar a 8 – 12 m dependendo das condições ambientais. Tem uma madeira muito pesada, compacta e resistente e produz um corante a brasileína, extraído do lenho e utilizada para tingir tecidos e tinta para caneta, foram motivos para sua exploração, e quase chegando a ser extinta. A resina (corante) da árvore possui cor avermelhada, provavelmente, deu origem ao nome de pau-brasil, pela origem brasa (bersil). Através da lei nº 6.607/78 recebeu o título de Árvore Nacional.
Limpeza das Mãos
Lavar as mãos ao chegar da rua, depois de brincar com animais domésticos, depois de pegar em dinheiro, antes e depois de ir ao banheiro, antes de comer e antes de escovar os dentes é uma coisa simples que ajuda muito a diminuir a chance de contrair infecções. Manter as unhas curtas e escovadas evita ovos de vermes, ficarem escondidos. Não ficar pondo a mão na boca, no nariz e olhos, não roer unhas, não morder a pele dos dedos, não comer nada cru sem lavar em água limpa. Como higienizar de forma adequada as mãos:
1. Molhe as mãos;
2. Aplique sabonete bacteriano ou sabão neutro;
3. Ensaboe as palmas;
4. Friccione o dorso das mãos e entre os dedos;
5. Esfregue o dorso dos dedos de uma mão com a palma da outra, com o movimento vaivém;
6. Esfregue os polegares;
7. Esfregue as pontas dos dedos contra a palma da outra mão;
8. Esfregue os punhos;
9. Evite o contato direto com a torneira, utilize papel;
10. Seque as mãos de preferência com papel descartável.
Mudas Nativas de Pernambuco
Existe uma vasta lista de árvores nativas em nosso estado, para recuperação da paisagem natural de áreas degradadas, recuperação de mata ciliar, reflorestamento, arborização de ruas, praças, avenidas e jardins. Alguns exemplos: Canafístula, Embauba, Ipê rosa, Ipê amarelo, Mulungu, Muricí, Oiti, Pau-brasil, Pau ferro, entre outros.
III Caminha Cultural da Acaccil
A Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras – ACACCIL, realizará no dia 18 de Maio (Sábado) ás 8h a Caminhada com explanações dos grandes historiadores de nossa região, como: José Urbano, José Daniel, Josabel Barreto e José Severino sobre narrativas históricas de personalidades, fatos e monumentos do município de Caruaru. Durante o percurso ocorrerá algumas paradas para as explanações, nos seguintes locais: 1. Saída da Acaccil, 2. Igreja da Conceição, 3. Residência do Vigário Freire, 4. Banco do Brasil, 5. Estação Ferroviária, 6. Monumento de Nelson Barbalho, 7. Palácio do Bispo e Catedral, 8. Mercado de Farinha e 9 Chegada na Acaccil.
“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas”. Johann Goethe