Escrever uma boa redação é um dos maiores desafios para muitos estudantes que vão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e demais vestibulares. Afinal, a redação pode fazer a diferença na hora de garantir a tão sonhada vaga na universidade, já que na prova do Enem ela corresponde a 20% da nota – como é usada em critérios de desempate para quem for concorrer a financiamentos e bolsas de estudos como Fies (Financiamento Estudantil) e Prouni (Programa Universidade para Todos).
Entretanto, para garantir uma redação nota mil é preciso estar muito preparado e a escola deve ser a principal aliada para este sucesso. E, mesmo durante a pandemia e com as aulas online, a equipe de redação do Colégio GGE, conseguiu desenvolver estratégias para manter a dedicação e garantir o aprendizado dos seus alunos com a mesma qualidade que o ensino presencial.
“Mesmo antes deste retorno presencial, conseguimos manter a motivação dos alunos e garantir a prática da redação. Além do GGE oferecer, mesmo no sistema online, um ensino de qualidade, com materiais bastante completos, nós tivemos a liberdade de também criar novas maneiras de aprendizado. No meu caso, solicitei que os alunos me enviassem, semanalmente, as redações e eu enviei áudios para cada um falando sobre o que eles acertaram e o que precisavam melhorar. Esta metodologia foi muito positiva e as turmas gostaram porque continuam ouvindo os áudios até hoje, como forma de consulta para aprimorar sua escrita, de acordo com cada competência que foi mencionada”, explicou o professor de redação do GGE, Eduardo Pereira.
De acordo com os alunos, as aulas online do Programa de Assistência Pedagógica (PAP GGE) são muito completas e a sua integração com ferramentas do Google Classroom ajudou muito nas correções dos textos. Pela ferramenta, os professores destacaram com cores onde o aluno deveria prestar mais atenção em sua redação, além de inserir comentários relevantes.
Fernanda Nascimento, professora de redação do GGE, apostou na indicação de séries e documentários para aumentar o acervo cultural do estudante na hora de escrever. “O aluno precisa ampliar o repertório, pois é um dos pontos principais do Enem. Às vezes, alguns alunos acham que aumentar o repertório significa estudar sociologia, história, geografia. Quando, na verdade, tudo que está ao redor dele pode ser transformado em informação para fundamentar a redação. Além disso, procuro repassar quais são as exigências do Enem. O GGE tem um manual que traz para o aluno todos os critérios avaliativos do exame”.
Além de todo o apoio oferecido pela escola, o estudante precisa ter em mente que a disciplina e dedicação aos estudos fará toda a diferença na preparação para as provas dos vestibulares. “Conversei com os alunos e disse que eles podem olhar as próximas semanas como um copo vazio ou cheio. Podemos dizer que só faltam 6 semanas ou que ainda temos mais 6 semanas para nos reinventar. Eu sempre falo que duas coisas diferenciam o aluno que tira nota máxima no Enem dos demais e não se trata de genialidade: são metas e métodos de estudos. Se ele colocar em prática tudo que aprendeu, tudo que foi ensinado durante o ano pela equipe do GGE, ele terá ferramentas para ter sucesso em qualquer tema que o exame propuser”, conclui Pereira.
“Também trabalhamos em conjunto com o nosso Serviço de Orientação Educacional e Psicológica (SOEP), onde orientamos nossos alunos acerca do controle emocional e como gerenciar a ansiedade na hora da prova. Este controle emocional é de extrema importância e, devido ao trabalho realizado durante o ano com as psicólogas do SOEP, nossos alunos ficam mais seguros para colocar em prática as técnicas e estratégias, garantindo seu diferencial na prova de redação de cada vestibular que eles desejem prestar”, finaliza a professora.