A alta umidade e o ambiente abafado são condições favoráveis à proliferação de fungos – mofo ou bolor – que aparecem nas roupas, calçados, móveis, paredes, livros, alimentos e outras superfícies, provocando prejuízos financeiros, ambientais e, principalmente, à saúde.
Para combatê-los, a melhor forma é a prevenção; deixe o ambiente ventilado e, se possível, com incidência dos raios solares, inclusive o guarda-roupa e os armários, por 30 minutos, ao menos duas vezes por semana.
Se perceber ou sentir o cheiro de mofo em seu guarda-roupa, é necessário retirar todas as roupas e colocá-las expostas ao sol e, dependendo da situação, lavá-las em seguida. Para limpar a parte interna do guarda-roupa, passe um pano umedecido com vinagre e deixe as portas abertas para ventilar.
Outra dica para o guarda-roupa é colocar dentro dele um recipiente com giz de quadro, que deverá ser trocado a cada 15 dias; o giz é eficiente porque absorve a umidade do ambiente. Existem também produtos antimofos industrializados vendidos em mercados.
Além dessas medidas, é importante deixar um espaço entre os móveis e a parede, ou ainda, colocar um isopor entre a parede e o móvel para não deixar espaço para a umidade e não criar mofo.
No caso dos alimentos, se apresentar manchas de bolor, devem ser descartados.
Se o local com mofo for a parede, deve-se consultar um pedreiro para descobrir a origem da umidade e, em seguida, passar um pano umedecido com uma solução na proporção de 50% de água e 50% de água sanitária; após esse procedimento, raspar o local com uma espátula e, após 24 horas, pintar utilizando uma tinta antimofo.
Para eliminar o bolor nos pisos e na cerâmica, devemos utilizar uma escova de dentes usada, esfregue-os com água sanitária e aguarde 10 minutos. Após este tempo, lave com água e detergente e seque com um pano seco.