Com o aumento constante das temperaturas, manter o conforto térmico dentro de casa tem sido um desafio. Para minimizar o problema uma medida importante é a pintura da casa com cores claras, além do uso de cortinas, mantas e outros tecidos, também claros. A cor escura absorve calor enquanto que as mais claras o refletem diminuindo a absorção da temperatura e passando uma sensação de frescor.
Como as cortinas são barreiras físicas que irão impedir a penetração dos raios solares, deixe-as fechadas durante o dia e, se for seguro, deixe as janelas abertas durante a noite para o ar frio entrar e expulsar o ar quente – na manhã seguinte, feche as janelas para que o ar frio fique retido por mais tempo no ambiente.
Além disso, substitua a lâmpada fluorescente por lâmpada de LED que, além de ser mais econômica, não esquenta tanto quanto a primeira.
Outra maneira simples de melhorar o ambiente da casa é utilizar uma garrafa pet cheia de água congelada nos cômodos para deixar o ambiente mais agradável. Uma outra opção é colocar toalhas molhadas.
Para promover a circulação de ar no ambiente use o ventilador. Durante a noite, coloque o aparelho com a parte do motor apontada para a janela, fazendo assim com que ele “empurre” o ar quente e traga o ar mais frio de fora. No caso do aparelho de ar condicionado, contrate um profissional para realizar a limpeza e manter um bom desempenho no seu uso.
Verifique onde entra a corrente de ar e deixe abertas as janelas e portas em posições opostas, para que o ar circule – isso só deve ser feito se for seguro.
Colocar plantas nos ambientes também é uma boa solução, pois, além de proporcionar beleza e absorver gases tóxicos, deixará o ambiente com alta umidade.
Assim, todas essas medidas somadas ao uso de roupas leves com tecidos refrescantes como algodão e seda, ao consumo de bastante água e protetor solar proporcionarão um maior conforto nos dias mais quentes.
Alexandre Nunes é professor e biólogo