HNesta última semana aconteceu no Centro Internacional de Convenções, em Brasília. O 9º Fórum Nacional Extraordinário da Undime (União Nacional de Dirigentes Municipais De Educação).
Este evento reunião mais de 1000 secretários municipais de educação de todo o país, com o objetivo de discutir pautas importantes para a educação nacional nos próximos anos.
O evento contou com a participação do Ministério da Educação e de organizações da sociedade civil, que dialogaram sobre questões relacionadas à desafios como a recomposição das aprendizagens, alfabetização, financiamento e gestão da educação.
No fim do evento, a Undime publicou uma carta onde versa as prioridades para os próximos anos da educação brasileira. Os temas citados como urgentes são:
● Elaboração do próximo Plano Nacional da Educação (2024-2034);
● Criação do Sistema Nacional de Educação;
● Melhoria do financiamento da educação a partir do Fundeb, e a ampliação dos recursos para os entes federados;
● A derrubada dos vetos constitucionais à Lei Complementar 194 de 2022, que tiraram mais de R$ 26 bilhões da educação;
● Aumento dos recursos para a alimentação e transporte escolar;
● Uma efetiva política de valorização dos profissionais da educação, com carreira e formação;
● A garantia dos direitos de aprendizagem aos estudantes, com apoio socioemocional à estudantes e profissionais, fortalecimento da conectividade e uma política de apoio à recomposição das aprendizagens;
● Apoio técnico e financeiro para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, bem como mais atenção à educação inclusiva e as ações de Busca Ativa nas escolas.
A carta assjnada pelo Presidente da entidade, Luiz Miguel Garcia, termina enfatizando que as reivindicações integram a pauta prioritária da Undime, e que vai pautar a atuação junto ao governo federal e ao Congresso Nacional e certamente vai incidir na sua agenda política e no relacionamento com o Ministério da Educação ques assumirá em 2023.
João Paulo Cepa – consultor e especialista educacional, ex-secretário de Educação de Caruaru-PE
@joaopaulo_cepa (instagram)