Os fungos ocasionam doenças em animais e plantas. Dos que provocam doenças em humanos existem 150 espécies. Dentre as principais micoses, temos: sapinho ou monilíase, frieira ou pé-de-atleta e tinha ou tínea. Em caso de suspeita, procure assistência médica para que ela não se espalhe. Alguns procedimentos auxiliam no combate às micoses, como secar bem o corpo após tomar banho, usar vestimentas limpas e frescas, não andar descalço em locais úmidos ou de grande fluxo de pessoas, não compartilhar instrumentos da manicure e evitar o contato direto com pessoas infectadas.
PARA RETIRAR MANCHAS DE SUOR E DESODORANTE EM ROUPAS
Para remoção das manchas de suor e desodorante nas roupas, utilize água quente com alvejante sem cloro e detergente. Deixe as roupas manchadas de molho nessa mistura por 10 minutos e enxágue normalmente. Antes de fazer esse procedimento verifique a etiqueta da roupa para se certificar de que a mesma pode passar por esse processo.
O MUNDO DAS ABELHAS
Existem aproximadamente 25.000 espécies diferentes de abelhas e todas elas realizam um papel fundamental no meio ambiente. A sociedade das abelhas é dividida em classes ou castas: a primeira é a rainha, fêmea reprodutora; os zangões são os machos reprodutores; as operárias são estéreis e possuem a função de limpeza, proteção e alimentação da colméia. Inicialmente, precisamos entender o que é polinização – processo de transporte de grão de pólen – já que as células reprodutoras dos vegetais não possuem locomoção própria, para que ocorra o encontro das células reprodutoras, e, consequentemente, a fecundação, os vegetais utilizam o vento, a água, a autopolinização e os agentes polinizadores para realização desse processo. O principal agente polinizador é a abelha. De forma indireta e direta 60% das plantas cultivadas para a nossa alimentação dependem da polinização das abelhas. É uma troca: ao passo que os vegetais fornecem alimento (néctar – nutriente rico em carboidratos e aminoácidos), as abelhas auxiliam na reprodução dos vegetais. Em algumas regiões as abelhas estão sendo exterminadas, chegando a 90% de mortandade por motivos como a utilização inadequada de agrotóxicos. Contudo, podemos contribuir para a mudança deste cenário com medidas simples e eficientes:
1. Plante diversas flores em seu jardim ou sítio; além de proporcionar beleza e repelir naturalmente algumas pragas e doenças, os cheiros e cores das plantas atraem as abelhas para o néctar, garantindo o alimento;
2. Em caso de haver colméias ou enxames em sua casa, não tente removê-los. Chame o Corpo de Bombeiros para essa operação.
3. Se for utilizar algum defensivo, aplique no final do dia; pois, geralmente, as abelhas procuram as flores no início do dia, Não esqueça que existem receitas naturais para defender as plantas contra pragas;
4. Evite o contato direto com as abelhas, para evitar acidentes; elas utilizam o ferrão para proteção.
Em caso de ferroada, coloque uma compressa de gelo para minimizar a dor e procure assistência médica. Um local de extrema importância para evitar que a abelha dê uma ferroada é o rosto; o inchaço pode obstruir a passagem de ar.
PODAS NAS ÁRVORES
As podas nas árvores proporcionam a produção de flores e frutos. Além disso, essa ação limita o seu crescimento para evitar que atinjam a rede elétrica, facilita a circulação de ar, a entrada de luz e remove as partes mortas das plantas. Porém, é preciso que haja alguns cuidados nessa poda, como: o corte deve ser na diagonal, para evitar acúmulo de água e entrada de microorganismos; a espécie deve ser conhecida e estudada para que a poda seja no período adequado; a forma da árvore deve ser respeitada (colunar, cônico e redondo); toda a poda deve ser equilibrada, para não deixar um lado maior do que outro; o momento adequado para as podas de cada espécie de planta deve ser respeitado – em geral, no final do inverno e no começo da primavera. Uma poda inadequada trará vários problemas dentre eles: diminuição das reservas das plantas, redução da longevidade, abertura de espaço para entrada de microorganismos e até a morte da planta. Os principais tipos de podas são de formação, de limpeza, de manutenção, de floração, de remoção e de restauração.