“Estamos muito felizes com o reconhecimento e mais ainda com o resultado. Nossa cidade está unida em uma mesma missão e esse é o grande diferencial. Apresentamos um projeto de muralha eletrônica para o monitoramento de nossa cidade e vamos buscar meios de viabilizar este e outros projetos para promover a segurança em Gravatá. É muito satisfatório ver que o nosso trabalho foi significativo, ao ponto de estamos em primeiro lugar,” afirmou o Prefeito Joaquim Neto.
Ao ser pioneira na adesão do programa, o cumprimento de todos os noves eixos temáticos, através de medidas preventivas, somadas à intervenção das forças de segurança, a cidade já gerou uma redução de 20,3% nos crimes violentos e 28,6% nos crimes contra o patrimônio, dados comparados com o ano de 2018.
“Esse resultado é fruto de um trabalho colaborativo entre a Polícia Militar, Civil, Guarda Municipal, Ministério Público, iniciativa privada, ongs, conselhos e secretarias municipais. O resultado vem mostrar que todos juntos podem conquistar muito mais,” registrou o Secretário Executivo de Planejamento, Wilson Barros.
“É muito gratificante ver os municípios se preocupando com a segurança pública, tema que, antes, só era discutido nas esferas federal e estadual. Consideramos a rapidez, eficácia e inovação dos projetos apresentados pela prefeitura, iniciativas que somam pontos no ranking e que proporcionam mais segurança à população,” destacou o Promotor Luiz Sávio.
O principal objetivo da divulgação do ranking é informar o quanto cada município avançou após a adoção de medidas concretas, por parte dos gestores públicos, para reduzir índices de criminalidade e aumentar a sensação de segurança aos moradores. O ranking é atualizado a cada seis meses.
—