A escova de dente deve ser trocada de 2 a 3 meses, apesar disso, ela deve ser bem higienizada nesse período para, até prevenir doenças. Um dos primeiros cuidados é, quando utilizar o vaso sanitário, fechar a tampa antes de dar descarga, já que, quando aberta, o vaso pode funcionar como um spray, podendo jogar os microorganismos – dependendo do tipo de vaso sanitário – até uma altura de 6m, que ficarão cerca de 2h em suspensão, contaminando as escovas.
Além disso, sempre lave a escova antes e após o uso, lembrando que é importante dar uma batidinha para eliminar o excesso de água, o que torna o local propício para proliferação de bactérias e fungos. É necessário também propiciar a ventilação da escova de dente, então evite utilizar as capinhas de plástico para cobrir a parte das cerdas.
Para realizar uma higienização adequada, portanto, devemos utilizar um recipiente com antisséptico bucal e mergulhar a escova durante 20 minutos.
Já a limpeza da escova de cabelo e do pente é importante para a prevenção de fungos e bactérias. Inicialmente deve-se retirar todo o cabelo da escova com um pente ou com a própria mão, em seguida, deve-se mergulhar as escovas e os pentes em uma mistura de 1 litro de água para meio copo de água sanitária, em que devem ficar de 10 a 15 minutos. Depois, seque bem as escovas e borrife álcool com concentração de 70% para eliminar os microorganismos.
Lembre-se de que a escova de cabo de madeira deverá ser lavada apenas com a água e sabão neutro; evite colocar dentro da água para não apodrecer. Todas essas dicas são necessárias para prolongar a vida útil das escovas de dente e de cabelo, e também para eliminarmos os microorganismos e evitar diversos problemas de saúde.