Diante da pandemia da Covid-19, a utilização da máscara se tornou de extrema importância. Só usar, no entanto, não adianta: é preciso higienizar, transportar e descartar de forma adequada. Para higienizá-las, é necessário lavar com água e sabão – a água sanitária também é eficiente, mas dependendo do tecido e das cores, poderá desbotar a máscara. Quando lavar não torça para retirar o excesso de água, uma vez que esse procedimento de torcer, pode alterar as estruturas das fibras do tecido e, portanto, facilitar a entrada de microorganismos – apenas esprema para retirar o excesso de água.
Quando secar, passe ferro quente e guarde em local limpo. Quando sair para a rua, leve máscaras de reserva, que deverão ser trocadas a cada duas horas e, se espirrar, tossir ou suar, deverá ser trocada de imediato; na retirada, pegue pelas alças e coloque em uma sacola separada.
Para o descarte da máscara, alguns profissionais orientam colocá-la dentro de uma garrafa PET seca e jogar no lixo, mas assim estamos inutilizando uma garrafa PET que poderá servir para a reciclagem. Outros orientam colocar em duas sacolas plásticas com o nome “máscaras” e jogar no lixo, mas não é interessante, já que estamos colocando mais duas sacolas plásticas no meio ambiente. A forma correta e mais conveniente é descartar dentro do lixo do banheiro.
Não existe um prazo específico para o descarte das máscaras, depende de um conjunto de fatores, como o tipo de tecido, a forma de higienizar, a de condicionar e a frequência de uso. O uso adequado da máscara é fundamental no combate do novo coronavírus.



